Vestibular 2024: Unicamp encerra inscrições nesta quarta-feira (06)

Período de inscrições termina nesta quarta-feira

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição de ensino superior pública que está localizada em Campinas, São Paulo. A universidade é considerada uma das melhores universidades do Brasil e também de toda a América Latina.

O calendário oficial da próxima edição do vestibular da instituição já foi divulgado pela Comvest (Comissão Permanente para o Vestibular). Mas, os candidatos devem ficar atentos: o período de inscrições no Vestibular 2024 da Unicamp termina nesta quarta-feira, dia 06 de setembro.

Dessa maneira, para que você possa fazer a sua inscrição e participar do processo seletivo, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unicamp. Vamos conferir!

Vestibular Unicamp 2024: período de inscrições termina amanhã (06)

Todos os candidatos poderão se inscrever para participar do Vestibular 2024 da Unicamp até às 17h desta quarta-feira, dia 06 de setembro.

Inicialmente, o período de inscrições terminaria no dia 31 de agosto. Porém, a Comvest anunciou a prorrogação do prazo até o dia 06 de setembro.

As inscrições poderão ser feitas exclusivamente de forma virtual por meio do site da Comvest, responsável pela organização do Vestibular da Unicamp. No site, os candidatos deverão preencher um formulário online com informações pessoais e precisarão também indicar o curso de graduação desejado. Será possível realizar duas opções de cursos, desde que sejam cursos agrupados dentro da respectiva área de conhecimento: Ciências Biológicas/Saúde; Ciências Exatas/Tecnológicas; Ciências Humanas/Artes.

Vestibular Unicamp 2024
Os candidatos poderão indicar duas opções de cursos da Unicamp durante a inscrição. Imagem: Unicamp/Reprodução

Também será necessário optar por uma modalidade de participação no Vestibular 2024: ampla concorrência ou sistema de reserva de vagas (cotas).

Por fim, a Comvest deixa claro que os candidatos que ainda não concluíram o ensino médio também poderão participar do Vestibular 2024, mas não poderão realizar matrícula na Unicamp caso sejam aprovados.

Ainda está com alguma dúvida sobre o processo de inscrição? Então acesse o Manual do Candidato do Vestibular 2024 da Unicamp e confira mais informações

Vestibular Unicamp 2024: taxa de inscrição

Será preciso pagar uma taxa de inscrição de R$ 192,00 para participar do Vestibular 2024 da Unicamp. O pagamento deverá ser realizado até o dia 08 de setembro via boleto bancário. Não será possível pagar via PIX.

Porém, a Comvest também ofereceu aos candidatos a possibilidade de solicitar a isenção e a redução da taxa de inscrição. Os pedidos foram recebidos até o dia 19 de junho. Puderam pedir a isenção os candidatos que se encaixassem em uma das seguintes modalidades:

  • Modalidade 1: candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal per capita) que estudaram em escolas da rede pública;
  • Modalidade 2: funcionários da Unicamp/Funcamp;
  • Modalidade 3: candidatos aos cursos noturnos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia e aos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental;
  • Modalidade 4: para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas da rede privada de ensino.

De acordo com os dados divulgados, a isenção da taxa foi concedida a mais de 9 mil candidatos.

Vestibular Unicamp 2024: aplicação das provas

As provas do Vestibular da Unicamp serão aplicadas em duas fases. A primeira fase, formada por 72 questões de múltipla escolha, irá acontecer no dia 29 de outubro. A segunda fase do vestibular da Unicamp, com questões dissertativas e a redação, será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro.

Assim, observa-se que a edição 2024 do vestibular da Unicamp terá a aplicação de todas as suas provas até o final do ano de 2023.

Vestibular Unicamp 2024: lista de livros obrigatórios

Para a edição 2024 do Vestibular da Unicamp, os candidatos deverão realizar a leitura integral das seguintes obras literárias:

  • “A Tarde”, de Olavo Bilac;
  • Olhos d’água”, de Conceição Evaristo;
  • “Carta de Achamento a el-rei D. Manuel”, de Pero Vaz de Caminha;
  • “Casa Velha”, de Machado de Assis;
  • “O Ateneu”, de Raul Pompeia;
  • “Niketche – uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane;
  • “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles;
  • Canções escolhidas, de Cartola;
  • “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carrol.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.