A Unicamp, Universidade Estadual de Campinas, é uma instituição de ensino superior que possui a sua sede principal na cidade de Campinas, estado de São Paulo.
As inscrições para a próxima edição do vestibular ainda não estão abertas, mas a Unicamp já divulgou informações importantes sobre o processo seletivo, incluindo algumas mudanças no processo seletivo.
Dessa maneira, para te ajudar a entender quais foram as mudanças anunciadas, o artigo de hoje trouxe um resumo com aquilo que estará diferente no Vestibular 2024 da Unicamp. Confira!
Vestibular Unicamp 2024: mudanças na primeira fase
A Comvest, Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, decidiu realizar algumas mudanças na primeira fase do Vestibular da Unicamp, que irá acontecer no dia 29 de outubro de 2023.
O diretor da Comvest, órgão responsável pela realização do vestibular, anunciou que a próxima edição do processo seletivo irá contar com questões específicas das disciplinas de filosofia e sociologia na primeira fase do vestibular. Cada uma dessas matérias terá 3 questões na primeira fase do processo seletivo, algo que não havia sido feito até então. Antes da mudança, essas duas disciplinas eram cobradas de forma diluída em questões de outras áreas das ciências humanas.
Porém, o número de questões presentes na primeira fase não será alterado. Dessa forma, para não alterar a quantidade de 72 perguntas objetivas, a Comvest decidiu diminuir o número de questões das outras disciplinas que fazem parte da prova. Assim, o número de perguntas das outras matérias foi reduzido de de oito para sete.
A mudança na primeira fase do Vestibular da Unicamp foi pensada para reforçar a importância das disciplinas de filosofia e sociologia.
Vestibular Unicamp 2024: mudanças na segunda fase
Além da alteração mencionada, a Comvest também anunciou mudanças relacionadas à segunda fase do Vestibular Unicamp 2024, que irá acontecer nos dias 03 e 04 de dezembro de 2023.
De acordo com as informações divulgadas, o número de questões da disciplina de matemática na segunda fase do processo seletivo será menor para os que optarem pela área de ciências humanas. Antes da mudança, os candidatos deviam responder seis questões. Agora, eles irão responder somente quatro.
Os estudantes que estão concorrendo à vagas na área de biológicas, por sua vez, irão responder oito questões de biologia e não somente seis, como acontecia até então. O número de questões de matemática também será menor para esses candidatos, caindo de seis para quatro.
O objetivo dessas mudanças na segunda fase do Vestibular da Unicamp é dar aos candidatos de biológicas a possibilidade de aprofundamento nas áreas de maior interesse para os mesmos. O motivo foi o mesmo também para as mudanças nas questões dos candidatos que concorrem à vagas na área de ciências humanas.
Vestibular Unicamp 2024: conteúdo do Novo Ensino Médio
Por fim, segundo as informações divulgadas pela Comvest, os itinerários formativos do Novo Ensino Médio não serão abordados pelas questões do Vestibular da Unicamp.
Dessa maneira, a prova da Unicamp irá cobrar somente os conteúdos que fazem parte da formação básica, geral e comum para todos os estudantes do Ensino Médio.
Vestibular Unicamp 2024: principais datas
As inscrições para o vestibular Unicamp 2024 ainda não começaram. Elas irão acontecer entre os dias 31 de julho e 31 de agosto.
Os candidatos que quiserem participar da edição 2024 do Vestibular da Unicamp deverão pagar uma taxa de inscrição de R$ 192,00. Porém, a Comvest oferece também a possibilidade de solicitação de isenção da taxa para os candidatos. O benefício poderá ser solicitado até o dia 19 de junho.
Quanto às provas, devemos destacar que a primeira fase, formada por questões de múltipla escolha, irá acontecer no dia 29 de outubro. A segunda fase do vestibular da Unicamp, com questões dissertativas e a redação, será aplicada nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023.