Vestibular 2024: UFT divulga resultado dos pedidos de isenção

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 9 de agosto, o resultado preliminar dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Vestibular 2024. Desse modo, os candidatos que solicitaram a gratuidade na inscrição já podem conferir o resultado no site de Seleção da UFT.

Como o resultado é preliminar, caberá a interposição de recursos no período das 9h do dia 10 até as 17h do dia 11 de agosto, ou seja, até a próxima sexta-feira. A contestação contra o indeferimento dos pedidos deve ser feita exclusivamente de forma virtual. No entanto, a UFT não permitirá o envio de novos documentos.

De acordo com o cronograma, a UFT publicará o resultado final dos pedidos de isenção no dia 18 de agosto, no site de Seleção UFT, após a análise dos recursos.

Os pedidos de isenção da taxa foram recebidos entre os dias 21 e 31 de julho. Conforme o edital de isenção, têm direito ao benefício os candidatos que comprovaram que:

  • são beneficiários de políticas públicas de transferência de renda e inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • possuem a renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.

Vestibular UFT 2024: Período de inscrição

A UFT já publicou o edital de abertura com as regras, procedimentos e cronograma do Vestibular 2024. De acordo com o documento, a UFT receberá as inscrições para o Vestibular 2024 no período de 25 de agosto ao dia 11 de setembro, exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponibilizado no site da (Copese).

Durante os momento da inscrição, os candidatos deverão informar dados pessoais e escolares e escolher também uma opção de curso de graduação. Poderão participar os estudantes que possuem o Ensino Médio completo ou que concluirão essa etapa do ensino ainda em 2023.

Os candidatos não isentos deverão gerar e imprimir o boleto para pagamento da taxa de inscrição. Para efetivar o cadastro, o pagamento deverá ser feito até o dia 12 de setembro. O edital estabelece ainda que o valor da taxa de inscrição é de R$ 140,oo (cento e quarenta reais).

Provas do Vestibular 2024

Para a classificação dos inscritos, a UFT aplicará uma avaliação composta a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. A aplicação das provas está marcada para o dia 29 de outubro de 2023.

Haverá locais de prova nas seguintes cidades: Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis, cidades para as quais haverá oferta de vagas. O candidato deverá indicar a cidade que deseja fazer a prova no momento da inscrição.

O Vestibular 2024 visa o preenchimento de mais de 9oo vagas. Imagem: UFT/Reprodução
O Vestibular 2024 visa o preenchimento de mais de 9oo vagas, com ingresso no 1º semestre de 2024. Imagem: UFT/Reprodução

Vagas e resultados

Ao todo, a UFT está ofertando 968 vagas através do Vestibular 2024. As oportunidades estão distribuídas entre 51 cursos de graduação de diversas áreas, ministrados de forma presencial. O edital estabelece ainda que as oportunidades estão distribuídas entre diversos campi da UFT localizados na capital e no interior do Estado do Tocantins.

A UFT reserva metade das vagas para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública, de acordo com a Lei de Cotas. Portanto, haverá recorte de renda e percentual de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).

De acordo com o edital de abertura, a publicação do resultado final do Vestibular 2024, com a lista de convocados em 1ª chamada para as matrículas, está prevista para o dia 18 de janeiro de 2024.

Acesse o edital de abertura na íntegra para mais informações.

Leia também Cursinho pré-vestibular da UFRGS recebe inscrições até essa quinta-feira (10); saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.