Vestibular 2024: ITA divulga locais de prova da 1ª fase nesta segunda (2)

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulga nesta segunda-feira, dia 2 de outubro, os locais de prova da 1ª fase do Concurso de Admissão Vestibular 2024. O processo seletivo conta com três fases, sendo as duas primeiras referentes aos Exames de Escolaridade.

Desse modo, os candidatos com inscrições homologadas poderão conferir a partir de hoje onde realizarão as primeiras provas do Exame de Escolaridade. Para consultar o seu local de prova, o candidato deve acessar o site do ITA.

De acordo com o Instituto, os locais de prova serão em Belém, Manaus, Natal, São Luís, Fortaleza, Recife, Salvador, Teresina, Vitória, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Curitiba, Londrina, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São Paulo, São José dos Campos, e São José do Rio Preto.

Vestibular ITA 2024: 1ª fase

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas da 1ª fase está prevista para o dia 8 de outubro de 2023. O ITA realizará a aplicação no período da tarde, das 13h às 18h (horário de Brasília).

Conforme estabelecido no edital do Vestibular 2024, as provas dos Exames de Escolaridade serão compostas a partir dos componentes curriculares do Ensino Médio. Assim, a avaliação da 1ª fase contará com questões objetivas de múltipla escolha de Matemática, Física, Química, Português e Inglês.

O ITA já divulgou também a lista final de inscritos e a relação de candidatos contemplados com condições especiais na aplicação das provas. 

ITA
O ITA aplicará as provas do Vestibular 2024 em diversos estados brasileiros. Imagem: Divulgação

Conforme divulgado pelo ITA com antecedência, para as questões de Língua Portuguesa, será cobrada a leitura das seguintes obras literárias:

  • “A falecida”, de Nelson Rodrigues;

  • “A falecida”, com direção de Leon Hirzsman, roteiro de Eduardo Coutinho, com base na peça de Nelson Rodrigues;

  • “Nós matamos o cão tinhoso!”, de Luís Bernardo Honwana;

  • “O avesso da pele”, de Jeferson Tenório.

Orientações para as provas

O ITA recomenda que os candidatos cheguem aos locais de prova com antecedência, já que não será permitido o acesso aos locais de prova após o fechamento dos portões. Os candidatos deverão apresentar documento oficial original com foto. O Instituto não vai aceitar cópias dos documentos, mesmo que estejam autenticadas.

O candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O Instituto permitirá o uso de lápis ou lapiseira, borracha, régua transparente e compasso. O ITA recomenda o uso de grafite escuro, do tipo 2B ou superior.

Fases do Vestibular ITA 2024

O Vestibular ITA conta com três fases, a 1ª e a 2ª fase são Exames de Escolaridade, enquanto a terceira fase conta com Inspeção de Saúde, Análise Psicológica, Exame Toxicológico e Heteroidentificação.

Desse modo, após a 1ª etapa, a próxima fase é a 2ª etapa, com nova aplicação de provas sobre os conteúdos do Ensino Médio.

De acordo com o cronograma, as provas da 2ª fase serão aplicadas nos dias 7 e 8 de novembro de 2023, das 13h às 17h. A prova da 2ª fase contará com questões dissertativas de Matemática, Química e Física. Além disso, nessa fase, o ITA aplica também uma prova de Redação em Língua Portuguesa.

Vagas e cursos

Ainda conforme o edital de abertura, nesta edição do Concurso de Admissão Vestibular, o ITA está ofertando 150 vagas para ingresso de novos alunos no próximo ano letivo.

Do total das vagas, 114 são para candidatos que queiram atuar como civis (Reserva) e 36 são voltadas à carreira militar (Ativa).

As vagas ofertadas são para os cursos de Engenharia Aeroespacial, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica e Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Acesse edital do Vestibular 2024 para mais informações.

Leia também Uesb publica edital de abertura do Vestibular 2024; veja período de inscrição e como solicitar a isenção da taxa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.