Vestibular 2023: Unicamp abre período para pedidos de isenção da taxa
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abre nesta segunda-feira, dia 16 de maio, o período para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023. De acordo com a universidade, a isenção valerá também para a modalidade de ingresso Enem-Unicamp 2023.
Os pedidos de isenção da taxa do Vestibular 2023 devem ser feitos no período de 16 de maio até o dia 7 de junho, por meio do site da Comvest. Neste ano, a taxa de inscrição aumentou para R$ 192.
Quem pode solicitar a isenção?
De acordo com a comissão responsável pelo vestibular, podem solicitar o benefício estudantes da rede pública de ensino de todo o Brasil. A partir deste ano, a Unicamp ampliou a isenção para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas particulares como bolsistas.
O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2022 o ensino médio. O benefício será ofertado para quatro modalidades:
- 1 – para candidatos provenientes de famílias de baixa renda oriundos de escolas públicas;
- 2 – funcionários da Unicamp/Funcamp;
- 3 – para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental); e
- 4 – para candidatos bolsistas em escolas privadas/particulares.
A oferta da Comvest para a modalidade 1 é de 6.680 isenções, enquanto para a modalidade 4 a oferta é de 150 isenções. O número de isenções para as modalidades 2 e 3 é ilimitado.
Ainda segundo a Comvest, no momento da solicitação, os candidatos devem enviar todos os documentos exigidos no edital, que variam de acordo com a modalidade. Conforme o cronograma, a divulgação do resultado dos pedidos de isenção está prevista para o dia 29 de julho.
Principais datas do Vestibular 2023
O período de inscrição do Vestibular 2023 será de 1º de agosto a 2 de setembro. A isenção não garante a inscrição dos candidatos no processo seletivo. Portanto, os candidatos isentos também devem se inscrever no período indicado.
As provas da 1ª fase serão aplicadas no dia 6 de novembro, enquanto as provas da 2ª fase serão realizadas nos dias 11 e 12 de dezembro. O cronograma indica ainda que a divulgação do resultado final está prevista para o dia 6 de fevereiro.
Veja mais informações no site da Comvest.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UEAP publica o resultado preliminar do Vestibular 2022 via notas do Enem.