Vestibular 2023: UFPR amplia prazo para pedidos de isenção da taxa

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou a ampliação do prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023. De acordo com a instituição, a medida tem como objetivo assegurar que os candidatos tenham tempo suficiente para providenciar a documentação necessária para pedir a isenção.

Segundo cronograma da UFPR, os estudantes inscritos no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico) poderão solicitar a isenção no período de 18 a 27 de julho.

Os estudantes que não forem inscritos no CadÚnico, mas que possam comprovar renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e, ao mesmo tempo, tiverem feito o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsista integral em escola particular poderão pedir isenção de taxa entre 18 de julho e 5 de agosto.

Inscrições e provas

O período de inscrição do Vestibular 2023 da UFPR será de 18 de julho e 31 de agosto. A universidade ainda não divulgou o valor da taxa de inscrição, mas os candidatos poderão conferir essa informação no edital, previsto para ser publicado em julho. 

Nesta edição, o processo seletivo volta a ser feito em duas fases. As provas da 1ª fase do Vestibular 2023 serão aplicadas no dia 23 de outubro, enquanto a 2ª fase está prevista para o dia 4 de dezembro. Haverá ainda a aplicação de provas específicas e de habilidades específicas no dia 5 de dezembro.

De acordo com a UFPR, as leituras obrigatórias são as seguintes:

  • “Casa de Pensão”, de Aluísio de Azevedo; 
  • “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; 
  • “Nove Noites”, de Bernardo Carvalho;
  • “O livro das semelhanças”, de Ana Martins Marques; 
  • “O Uraguai”, de Basílio da Gama; 
  • “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus; 
  • Sagarana“, de Guimarães Rosa;
  • “Últimos Cantos”, de Gonçalves Dias.

A UFPR já havia informado também a ampliação dos locais de prova. Desse modo, a aplicação acontecerá nas seguintes cidades: Cascavel, Garapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Curitiba, Pontal do Paraná, Toledo, Jandaia do Sul, Matinhos e Palotina. Além disso, pela primeira vez, a cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, também sediará o exame.

Com informações do Portal UFPR.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFG vai ofertar mais de 600 vagas em cursos EAD através do Programa UAB.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.