Cederj prorroga inscrições do Vestibular 2023/2 até 14 de maio

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação Cecierj) prorrogou o período de inscrição do Vestibular Cederj 2023/2. Segundo o cronograma inicial, as inscrições chegariam ao fim no último domingo, dia 7 de maio. 

Com a prorrogação, os interessados terão até as 23h59 do dia 14 de maio de 2023, próximo domingo, para se inscrever. O valor da taxa de inscrição é de R$ 89,90 (oitenta e nove reais e noventa centavos).

As inscrições devem ser feitas de forma virtual, através do site da Fundação Cecierj. Os interessados devem acessar o site e realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição. No ato de inscrição, o estudante deverá informar todos os dados pessoais solicitados e a opção de curso desejada. 

De acordo com o novo prazo de inscrição, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 15 de maio de 2023 para a efetivação do cadastro. 

Isenção da taxa e cotas

A Fundação já recebeu os pedidos de isenção e de inclusão no sistema de cotas e os resultados estão disponíveis em seu site.

De acordo com o edital, puderam solicitar a taxa de inscrição os candidatos que possuem renda per capita mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.953. A Fundação Cecierj exigiu a comprovação desse critério para conceder a isenção.

Puderam se inscrever através do sistema de cotas os candidatos que cursaram o Ensino Médio em escola pública, negros, indígenas ou quilombolas e pessoas com deficiência, para filhos de policiais civis e militares, bombeiros militares e inspetores de segurança e administração penitenciária, mortos ou incapazes em razão do serviço.

Vestibular 2023/2

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas está marcada para o dia 18 de junho de 2023. A avaliação será elaborada a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio

Nesse sentido, as questões irão abarcar assuntos das seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Química.

Além disso, os candidatos deverão responder uma prova de redação em Língua Portuguesa. Essa prova consistirá em uma proposta de produção de texto dissertativo, em norma padrão, acerca de tema escolhido a critério da banca.

Oferta de vagas

De acordo com o edital, o Vestibular 2023/2 visa o preenchimento de 7.589 vagas distribuídas em 16 cursos de graduação, ofertados na modalidade semipresencial. Os aprovados serão matriculados nas instituições que compõem o Consórcio. São elas:

  • Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ);
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf);
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); e
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

Os cursos oferecidos através do Vestibular Cederj 2023/2 são: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Turismo, Tecnologia em Sistemas de Computação, Tecnologia em Gestão de Turismo e Tecnologia em Segurança Pública.

Resultados

Conforme o cronograma, a Fundação Cecierj divulgará as notas da prova de múltipla escolha m 23 de junho. Já a divulgação das notas da redação está prevista para 28 de junho, com possibilidade de interposição de recurso até o dia seguinte.

O resultado final do Vestibular 2023/2, com a lista de classificados em 1ª chamada, está previsto para o dia 4 de julho. De acordo com o cronograma, os aprovados deverão realizar as matrículas nos dias 5 e 6 de julho, até as 22h.

A Fundação Cecierj prevê realizar até três reclassificações para o total preenchimento das vagas, conforme o seguinte cronograma:

  • 1ª reclassificação: 11 de julho;
  • 2ª reclassificação: 17 de julho;
  • 3ª reclassificação: 21 de julho.

Para mais informações, acesse o edital do Vestibular 2023/2 na íntegra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.