Vestibular 2022/1: IFMG abre período de inscrição

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) abriu o período de inscrição do Vestibular 2022/1. De acordo com o cronograma, os interessados devem realizar a inscrição até o dia 4 de novembro.

As inscrições devem ser feitas por meio do site da Fundação CEFETMINAS. Para efetivar a inscrição, os candidatos devem pagar uma taxa no valor de R$ 20.

Aqueles que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição devem enviar os pedidos até o dia 22 de outubro. Conforme o edital, podem solicitar a isenção: candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico; estudantes que cursaram todo o ensino médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede pública; e  candidatos que tenham renda familiar per capita de menos de 1,5 salário mínimo.

Devido à pandemia da covid-19, o Instituto não irá aplicar provas presenciais neste processo seletivo. Desse modo, a classificação dos candidatos será feita a partir das notas por eles obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio e prova on-line de redação. Os candidatos devem escolher a forma de ingresso.

Serão aceitas as notas do Enem de 2017, 2018, 2019, 2020 ou 2021. Portanto, o resultado só será publicado após o Inep liberar as notas do Enem 2021. 

Aqueles que optarem pela seleção via histórico escolar responderão a prova de redação no dia 12 de dezembro. O resultado preliminar está previsto para o dia 22 de dezembro. Após a análise dos recursos, o IFMG divulgará o resultado final em 4 de janeiro de 2022. 

Vagas

A oferta do IFMG é de 1.125 vagas em cursos superiores gratuitos. Metade das vagas estão reservadas para estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas, de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).

Do total, 884 vagas são para a seleção via Enem, enquanto outras 241 vagas são para a seleção feita pelo histórico escolar.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também MEC não vai ofertar as vagas remanescentes do ProUni e do Fies do 2º semestre de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.