VENDA PROIBIDA! Anvisa proíbe comercialização de ATUM desta marca após casos de contaminação

O consumo de alimentos contaminados pode representar um perigo para a saúde, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está sempre atenta a casos de intoxicação alimentar. Recentemente, a Anvisa proibiu a venda de atum ralado fabricado pela empresa Cellier, após receber notificações de casos de intoxicação em Centros de Educação Infantil (CEIs) em Campinas, São Paulo.

A proibição da venda

A medida foi publicada pela Anvisa na sexta-feira, dia 18, e determina o recolhimento de todas as unidades do lote fabricado em 8 de maio de 2023, com validade até 8 de maio de 2025. A decisão foi tomada após o Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo relatar casos compatíveis com intoxicação por histamina após o consumo do peixe.

Segundo a Anvisa, a contaminação por histamina está relacionada ao consumo do atum, que apresentava valores acima dos limites tolerados pela legislação sanitária. Essa informação foi confirmada por exames laboratoriais realizados pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

A histamina é uma substância que se forma após a morte de pescados, devido a condições inadequadas de manuseio e armazenamento. Durante a fabricação do atum embalado ou ralado, a substância não é eliminada com o tratamento térmico, o que pode resultar em níveis tóxicos sem que o produto apresente sinais de alteração na consistência, cor ou odor.

Sintomas e riscos do Atum Contaminado

O consumo de alimentos contaminados por histamina pode causar sintomas como dormência, formigamento e sensação de queimação na boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, e, em casos mais graves, pode evoluir para náuseas, vômitos e diarreia.

Geralmente, a doença é leve e os sintomas desaparecem em poucas horas. No entanto, em idosos e pessoas com problemas de saúde, os sintomas podem ser mais graves. É importante ficar atento aos sinais de intoxicação alimentar e procurar atendimento médico caso necessário.

Ação da empresa

Em comunicado aos consumidores, a Cellier informou que, após investigação, concluiu-se que a contaminação ficou restrita a um único lote do produto. A empresa, seguindo as determinações do Serviço de Inspeção Federal (SIF), providenciou a retirada do mercado de toda a produção.

A Cellier afirmou que houve uma falha pontual de operação e que a origem do problema foi identificada e corrigida. É importante que as empresas estejam sempre atentas aos processos de produção e armazenamento de alimentos, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação que possa comprometer a saúde dos consumidores.

Prevenção e cuidados ao ingerir Alimentos Contaminados

Para evitar a intoxicação alimentar, é fundamental adotar alguns cuidados na hora de escolher, armazenar e preparar os alimentos. Confira algumas dicas:

  • Certifique-se de que o estabelecimento onde você compra alimentos segue as normas de higiene e segurança alimentar.
  • Verifique a validade dos produtos antes de comprá-los.
  • Mantenha os alimentos refrigerados na temperatura adequada.
  • Lave bem as mãos antes de manusear alimentos.
  • Cozinhe os alimentos adequadamente, atentando-se aos tempos e temperaturas recomendados.
  • Evite consumir alimentos crus ou mal cozidos, principalmente frutos do mar.
  • Ao perceber qualquer sinal de alteração nos alimentos, como odor estranho, consistência diferente ou coloração suspeita, descarte-os imediatamente.

A importância da vigilância sanitária

A ação da Anvisa em proibir a venda do atum ralado contaminado demonstra a importância da vigilância sanitária na proteção da saúde dos consumidores. Através de fiscalizações e análises laboratoriais, é possível identificar situações de risco e tomar medidas para prevenir problemas de saúde.

É fundamental que as empresas do ramo alimentício estejam em conformidade com as normas sanitárias, garantindo a qualidade e segurança dos produtos oferecidos aos consumidores. Além disso, cabe aos consumidores estarem atentos e denunciarem qualquer irregularidade ou suspeita de contaminação aos órgãos competentes.

Proibição é proteção aos Consumidores

A proibição da venda do atum ralado fabricado pela empresa Cellier pela Anvisa, devido à contaminação por histamina, é uma medida importante para proteger a saúde dos consumidores. A intoxicação alimentar pode trazer diversos problemas, e é fundamental adotar cuidados na hora de escolher e preparar os alimentos.

A vigilância sanitária desempenha um papel fundamental na identificação e prevenção de situações de risco, garantindo a qualidade e segurança dos produtos oferecidos no mercado. Cabe a todos nós estarmos atentos e conscientes dos cuidados necessários para garantir uma alimentação saudável e livre de riscos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.