Devido à revolução digital em curso, muitas empresas estão interessadas em aprender sobre estratégias de penetração no mercado. Seja este modo de operação por necessidade ou preferência pessoal, você pode ter certeza de que isso ajudará sua empresa a gerar mais dinheiro. Por isso, indicaremos como vender no atacado, utilizando o e-commerce.
O que você ganha vendendo no atacado?
Esse tipo de transação normalmente ocorre entre corporações com um valor por item menor do que o típico no comércio varejista. Quando os produtos são vendidos em abundância, a prática é conhecida como venda no atacado.
Assim, nesse tipo de negócio, uma empresa pode vender seus produtos tanto para atacadistas que os revendem aos consumidores pessoalmente quanto diretamente ao consumidor. Podemos dizer que um método de vendas não exclui nenhum outro.
Como vender no atacado em seu e-commerce?
Para vender no atacado em seu e-commerce, é preciso seguir algumas atitudes que indicamos neste artigo:
Conheça o seu público-alvo
Você precisa saber para quem está vendendo antes de iniciar uma campanha de marketing no atacado, assim como faria com qualquer outro negócio. Assim é preciso conhecer o local onde as vendas business-to-business estão, bem como direcionar os esforços. Para tanto é preciso definir:
- Tamanho de empresa que planeja atingir;
- Nicho de mercado que planeja atuar;
- Ticket médio de venda.
Agora, se você quer vender no mercado B2C, você precisa identificar seu cliente ideal. Saiba coisas como:
- quanto dinheiro essas pessoas ganham em média;
- quanto eles estão dispostos a gastar em um produto;
- onde vivem;
- quantos anos tem a pessoa média em sua região; e assim por diante.
Conheça o mercado que você planeja vender e a concorrência
A estratégia para isso é examinar os rivais que você enfrentará. Por exemplo, se você administra uma loja de roupas online de e está considerando expandir para o mercado de atacado, deve conduzir uma análise competitiva dos principais varejistas online que operam no mesmo espaço.
Descubra coisas como quais produtos vendem melhor, quanto custam e como a empresa se anuncia. Neste sentido, você pode fazer coisas como oferecer uma linha de produtos diferente do que a concorrência está exibindo.
Detalhe o canal de vendas que planeja utilizar
Se você escolher a rota online, poderá iniciar seu negócio vendendo por meio de um mercado online ou abrindo uma loja online.
No primeiro cenário, vendedores e compradores de todo o mundo podem se reunir em um espaço digital chamado marketplace. Os canais de venda nesta área incluem os gastos de Mercado Livre e Shopee.
Além disso, o design do site pode ser ajustado para se adequar ao esquema de cores da marca. Os lojistas usam a plataforma de e-commerce para configurar uma seção de vendas dedicada em sua loja online, permitindo que alcancem um grupo demográfico diferente de clientes.
Torne o processo de fabricação e estocagem ágil
Se você optar por vender via atacado, precisará preparar seu estoque e linha de produção para um aumento na demanda.
Exemplificando:
Supõe-se que você venda camisetas na internet. Tudo o que envolve a fabricação de um item, desde a obtenção de matérias-primas até a montagem do produto final, precisa ser totalmente compreendido e anotado.
Tenha em mente a produção máxima de que você é capaz para evitar atrasos na entrega.
Certifique-se de que os produtos sejam especificados com precisão
O sucesso com as vendas diretas depende em parte da precisão com que os produtos são precificados. Para fechar compras lucrativas, você deve fornecer descontos substanciais em seus produtos.
Nesse tipo de modelo de vendas, uma empresa ganha mais dinheiro por unidade de produto vendida do que por unidade de preço. Considere dar a seus clientes uma série de descontos para mantê-los voltando. Ou seja, o preço final de compra reduzirá proporcionalmente ao número de unidades encomendadas.
Trabalhe na divulgação da sua empresa
Atenção cuidadosa à comunicação business-to-business (B2B) e business-to-consumer (B2C) é necessária se você estiver iniciando um negócio de vendas no segmento de ataque ou planejando se mudar para a área.
E é aqui que entra o branding claramente definido, como uma estratégia de gestão da marca para que ela seja percebida e lembrada positivamente pelos clientes.
Portanto, certifique-se de que todas as comunicações de sua empresa com fornecedores e clientes finais sejam consistentes com os valores da empresa.
Seja responsável por todas as despesas
Por fim, você deve pensar em todos os custos associados a um negócio de atacado. Como discutimos brevemente, saber quanto custa produzir e armazenar cada item é essencial para garantir o lucro, por ser um dinheiro que deve repassar aos clientes.