Veja quem pode sacar valores esquecidos em bancos
Caso o cidadão ou o empresário não consiga realizar o procedimento no prazo determinado, é possível recorrer a data de repescagem.
Brasileiros e empresas que nasceram antes de 1968 e possuem dinheiro ‘esquecido’ em instituições financeiras podem solicitar e resgatar os valores até o dia 11 de março. O processo deve ser realizado através do site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC).
Caso o cidadão ou o empresário não consiga realizar o procedimento no prazo determinado, é possível recorrer a data de repescagem. No primeiro lote, que já foi liberado, em que está considerando datas antes de 1968, a repescagem ocorrerá no dia 12 de março.
Veja também: Olinda abre inscrições para Auxílio Emergencial do carnaval. Quem recebe
Para ter acesso aos valores é necessário ter uma conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br, uma vez que a segunda etapa do procedimento ocorrerá por meio desse registro.
De acordo com um balanço realizado recentemente pelo BC, cerca de 114 milhões pessoas e 2,7 milhões empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que possuem recursos a receber.
Veja como retirar o dinheiro
O dinheiro esquecido pode ser sacado desde a última segunda-feira, 07 de março. Veja abaixo o passo a passo para a retirada dos valores:
- Acesse o site na data e no período de saque informado na primeira consulta, em fevereiro. Quem esqueceu a data pode repetir o processo sem esperar pelo dia 7 de março e descobrir a data e período de saque para o seu caso;
- Quando chegar o momento, faça login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O Banco Central aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate;
- Leia e aceite o termo de responsabilidade;
- Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Por fim, é preciso clicar em uma das opções indicadas pelo sistema para realizar o resgate:
- “Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.
- “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.
Calendário de saques
A fim de evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme o ano de nascimento do cidadão ou da data de fundação da empresa. Desta forma, a cada semana um público diferente será atendido. Veja a seguir:
Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) | Período de agendamento (consulta e resgate) | Data de repescagem (para quem perder a data agendada) |
Antes de 1968 | 7/3 a 11/3 | 12 de março |
Entre 1968 e 1983 | 14 a 18/3 | 19 de março |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26 de março |
Por fim, cabe salientar que nesta primeira fase estão sendo liberados R$ 4 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.