Veja quais as melhores dicas para ter jardim colorido o ano todo

Veja quais as melhores dicas para ter jardim colorido o ano todo

Confira como deixar as flores sempre desabrochando

Plantas ornamentais e flores geralmente são as opções mais populares para decorar a frente e o interior das casas. Além disso, elas são as protagonistas dos jardins domésticos.

Afinal, o desejo de muitos amantes das flores é que as plantas permaneçam floridas o ano inteiro. Contudo, muitas vezes isso não é possível, já que a maioria das plantas possui floradas esporádicas.

Mas há algumas táticas que podemos usar para ter um jardim colorido o ano todo. Então, confira conosco.

Entenda qual é a função de uma flor para a planta e ter o jardim colorido

Antes de descobrirmos como deixar o jardim colorido o ano todo, vamos entender qual é a função que uma flor tem na planta.

A flor é responsável por manter a reprodução da planta. Isso porque nela é onde se encontram as sementes, ou gametas, capazes de dar início ao crescimento de uma nova planta. E desse modo, a planta se espalha, e mantém sua sobrevivência ao longo dos anos.

As flores possuem colorações e formatos vibrantes. Então, diferente das folhas, chamam a atenção e atraem possíveis polinizadores, como abelhas, insetos e pássaros.

Sabendo disso, podemos entender que a maioria das flores apenas se abre para garantir que sua planta possa sobreviver. Em seguida, ela cai ou se fecha.

Entretanto, existem espécies de flores que são capazes de realizar esse processo várias vezes ao ano. Consequentemente conseguem contribuir para um jardim colorido.

Veja quais as melhores dicas para ter jardim colorido o ano todo
Veja quais as melhores dicas para ter jardim colorido o ano todo. Foto: Canva Pro

Flores que são essenciais para um jardim colorido o ano todo

Algumas flores são chamadas de perenes. Aliás, isso acontece, pois podem ficar floridas por mais tempo do que as demais. Por isso, veja as melhores espécies para se ter em um jardim colorido o ano todo.

Áster

Essa flor se parece um pouco com as margaridas. Pois, também possui um miolo amarelo alaranjado e várias pétalas longas e finas, que podem ser brancas, roxas ou rosáceas. Aliás, esta espécie prefere o sol constante, e no máximo, meia sombra.

Cinerária-dos-floristas

As flores conhecidas como cinerárias-dos-floristas possuem coloração bastante chamativa e viva, e você pode encontrar nas cores azul, roxo e rosa. A cor se concentra nas pontas das pétalas e no miolo.

A propósito, o meio das pétalas costuma ser branco ou de uma cor mais suave. Prefere ficar longe do sol direto, se desenvolvendo melhor em sombra ou meia sombra.

Coreopsis

As coreopsis, também são chamadas de margaridinhas-amarelas. Aliás, elas são mais comuns no tom de amarelo bem vivo, tanto as pétalas como o miolo. Ainda, algumas ainda podem ser bicolores, com o centro e o miolo em vermelho ou laranja forte. Então, elas costumam preferir a meia sombra, e evitar sol intenso.

Saiba quais são as flores de cada estação

Outra opção além das plantas perenes é escolher flores de cada estação para manter seu jardim colorido o ano todo. Por isso, separamos dois exemplos de plantas para cada estação do ano. Confira agora mesmo.

Inverno

  • Papoulas: fazem parte dessa lista como flor de inverno. De fácil cultivo, essa planta oferece uma boa variedade de cores. Além disso, tem preferência pelo sol da manhã e fim de tarde;
  • Begônias: podem ser encontradas em cores quentes, como laranja, vermelho e amarelo, além das rosadas e brancas. Não gostam de sol direto, ademais, preferem locais arejados.

Verão

  • Petúnias: essas flores precisam de sol direto por pelo menos 7 horas ao dia. Elas podem ser nas cores roxo, rosa e branco. Algumas ainda são bicolores, fazendo misturas das cores com listras brancas.
  • Verbenas: as cores mais comuns são: roxo, rosa, vermelho e branco. Elas preferem sol pleno e direto.

Outono

  • Margaridas: clássicas flores encontradas na cor branca de suas pétalas, e miolo amarelo. A flor prefere o sol pleno de outono.
  • Crisântemos: ela possui um formato esférico. Formada por centenas de pétalas que podem ser cor de rosa, brancas, laranjas, vermelhas, roxas e amarelas. Aliás, costumam ter preferência pela meia sombra.

Primavera

  • Azaleia: essas flores podem crescer bastante, chegando a se tornar arbustos. Costumam se mostrar em tons de rosa claro e vivo. Além disso, preferem meia sombra e pouca exposição ao sol direto.
  • Lírios: encontradas numa grande variedade de cores como branco, rosa, laranja, amarelo e até bicolores. Então, essas flores precisam de bastante luz. Por fim, o sol da manhã é perfeito para que elas possam se desenvolver.

Inclua essas variedades de flores no seu cultivo. Desse modo você poderá manter seu jardim colorido o ano todo. Agora, compartilhe essas dicas de flores para seus amigos que gostam de jardinagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.