Veja os estragos causados pelas chuvas em Santa Catarina

Confira mais detalhes sobre o que ocorreu nessa cidade do sul do Brasil

Nos últimos dias, um temporal intenso, proveniente de fortes chuvas, ocasionou grandes estragos em Santa Catarina. Muitas pessoas da região foram afetadas de inúmeras maneiras.

A seguir, será possível entender melhor o que aconteceu e em seguida, saber também como fica a previsão do tempo para os próximos dias. Ademais, veja algumas precauções, principalmente para os moradores da região, que devem redobrar a atenção.

Entenda a recorrência dessas chuvas em Santa Catarina

No verão é muito comum encontrar relatos de extremo calor ao longo do dia e a ocorrência das “chuvas de verão” ao entardecer. Acontece que, essas chuvas são recorrentes graças ao excesso de calor, que promove o acúmulo da umidade e a propagação dessas intensas chuvas.

Em alguns lugares, ocorreram alagamentos, deslizamentos e outras situações alarmantes que teve como principal causa, as chuvas intensas. Aliás, que são comuns nessa época do ano.

Outro fator que pode ser prejudicial, é o acúmulo de lixo nas ruas que podem provocar enchentes e até mesmo a propagação de doenças.

Porém, esse não foi o único motivo que afetou Santa Catarina nos últimos dias. Então, se você ouviu falar a respeito, mas ainda não entendeu o motivo, visualize a seguir o que aconteceu na região.

Sobre os estragos causados pelas chuvas em Santa Catarina

Tetos caídos, prédios destelhados, deslizes, árvores caídas e outros, foram alguns dos estragos causados em Santa Catarina desde o dia 5 de março.

Eles não foram provenientes apenas das chuvas de verão que afetam inúmeras regiões. Na verdade, um ciclone que chegou na região recentemente promoveu grandes alterações no clima da região.

Além de fortes ventos, chuvas intensas também ocorreram e os danos foram graves. Em alguns lugares de Santa Catarina, telhados de casas foram arrancados, árvores derrubadas e ainda por cima, em certos locais houve a interrupção de energia elétrica.

A falta de luz aconteceu devido aos rompimentos dos cabos que fazem a alimentação até às casas. Outro estrago foi a ocorrência de alguns deslizamentos em decorrência de enxurradas.

Com inúmeros danos, o estado está passando por situações de constantes alertas. Além de tentar repará-los, é necessário ter extrema cautela, pois situações similares a essas podem acontecer ainda nos próximos dias. E por falar em próximos dias, veja como fica a meteorologia em Santa Catarina.

Como fica o tempo para os próximos dias em Santa Catarina?

Por conta do ciclone extratropical que atingiu grande parte de Santa Catarina, as temperaturas estarão baixas nas próximas 2 semanas. Ademais, existe a possibilidade de chuva na maior parte do dia.

A começar pelo dia 8 de março, não choverá mas a temperatura varia entre 12° a 24 °C. Enquanto, a partir de quinta-feira, dia 9 de março até o dia 14, terça-feira, existe a possibilidade de chuva todos os dias. Com isso, as temperaturas ficam cada vez mais baixas.

A expectativa é que no dia 18 de março, em um sábado a mínima chegue a 5°, uma das temperaturas mais baixas referentes ao verão. Geralmente, essa temperatura é esperada para os dias de inverno.

O ideal é ficar atento às próximas previsões do tempo para não ser pego de surpresa, seja por meio das chuvas, do frio ou da volta do calor.

Vale informar, que o verão acaba no dia 20 de março. Portanto, com a chegada do outono as temperaturas ficam amenas. Logo contribui para o clima mais gelado.

Veja abaixo algumas precauções que devem ser observadas

Em decorrência dos fortes estragos que ocasionaram situações desagradáveis e até mesmo de extremo perigo em Santa Catarina, deve tomar algumas precauções.

De acordo com a Defesa Civil, em situações de deslizes, alagamentos e até mesmo desmoronamentos, o ideal é entrar em contato com o órgão público e com o Corpo de Bombeiros militar. Os números são respectivamente 199 e 193.

Portanto, a partir desse contato, peça auxílio informando-os o que está acontecendo, caso seja possível, para otimizar o tempo de resposta e socorro.

Caso seja possível, evite sair no momento dos ventos e chuvas fortes. Assim, mantenha você e sua família em segurança.

Então, a partir de todas as informações que foram citadas acima, foi possível visualizar os estragos causados pela vinda do ciclone que atingiu Santa Catarina.

Em caso de dúvidas sobre questões de segurança, entre em contato com os telefones disponibilizados acima. Por fim, constantemente faça a verificação da meteorologia nos próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.