Veja dicas de como estudar raciocínio lógico para concursos

Confira mais detalhes de como se sair bem nessa disciplina

A exigência de estudar raciocínio lógico para concursos vêm crescendo cada vez mais e se tornou um clássico entre os diversos processos seletivos que ocorrem no país.

Porém, muitos candidatos possuem dificuldade nesse assunto, até mesmo porque não é um tema tão estimulado dentro das escolas do Brasil. Por isso, se atente às próximas dicas, pois elas valerão ouro para a sua aprovação.

Confira como estudar raciocínio lógico para concursos

O primeiro passo é entender que existem diferentes tipos de raciocínios que podem ser cobrados. Já que, diferente de como muitos pensam, essa área não é unitária.

Sendo assim, ao estudar raciocínio lógico para concursos, leve em consideração: dedutivo, indutivo, abdução, matemático e quantitativo. Assim, lembrando que esse assunto envolve mais uma arte de pensar. Portanto, com uma organização própria do pensamento que intui chegar na conclusão mais adequada.

Reconhecimento de padrões

No cenário descrito, o principal treinamento deve ser para aprimorar a sua capacidade de reconhecer padrões e compreender o que eles significam dentro do contexto enunciado.

Aqui, o importante é focar em desenvolver a habilidade e não necessariamente em um uma receita pronta. Afinal, uma arte de pensar não pode ser ensinada por um método restritivo e arcaico.

Nesse sentido, faça bastante exercícios práticos, observando situações problema familiares ao que é cobrado em prova. Assim, estudar raciocínio lógico para concursos ficará mais fácil e até mesmo interessante.

Hábito de análise ao estudar raciocínio lógico

Em seguida, você deve construir o hábito de fazer análises em qualquer situação que surgir, seja relacionada ao âmbito acadêmico ou não. Logo, se nota como é possível, aprimorar o conhecimento no cotidiano a partir desse simples costume.

Com isso, comece a observar conceitos e propriedades dos mais diversos temas. Principalmente aqueles mais vistos na avaliação, os quais, em geral, são psicotécnicos.

Desse modo, as questões são voltadas ao pensamento, a “seguir regras”, fazendo associação com, por exemplo, análise combinatória, probabilidade e teoria dos conjuntos. E nesse contexto, a interpretação acaba sendo a principal ferramenta de resolução.

Método de aprendizagem intrínseco

Além do mais, é fundamental que você consiga escolher uma modalidade de estudo que seja adequada ao seu perfil de aprendizagem, o qual pode variar de acordo com o assunto, mas que, em geral, permanece constante.

Então, o primeiro fato a ser descoberto é se você assimila melhor a partir da audição, da visão ou da fala. Aliás, que são os sentidos mais proeminentes dentre os métodos auditivo, visual e sinestésico, respectivamente.

No último caso, o ideal é encontrar maneiras de explicar o conteúdo para algo ou alguém. No segundo, a melhor forma de estudar raciocínio lógico para concursos é por meio de fluxogramas e mapas mentais. E no primeiro, vídeo aulas e podcasts são as ferramentas mais apropriadas.

Atenção aos enunciados

Como já dito, a interpretação é um recurso chave para resolver as questões da prova. E, para colocar isso em prática e fazer dar certo, você precisa ler atentamente o enunciado e não deixar passar nenhum detalhe.

Na maioria das vezes, todos os dados estão dispostos no texto, exceto nas situações em que você vai precisar descobrir a partir de um cálculo. Independentemente, é essencial ficar atento ao que é mais importante no enunciado.

Aqui, é o momento perfeito para desenvolver as habilidades de análise, se utilizando dos textos para examinar bem as suas especificações.

Absorção de conteúdo

Por fim, para estudar raciocínio lógico para concursos, é necessário que você possua uma bagagem teórica sobre os temas mais básicos que podem estar relacionados. Geralmente inseridos na área da matemática e suas tecnologias.

Apesar de ser a dica final, absorver o máximo de conteúdo que puder é um fator determinante na aprovação. Porque mesmo que não existam subtópicos deste tema, ele depende de outros para seguirmos em frente nas resoluções.

A partir desse repertório, desenvolver a arte de pensar se torna mais fácil. Afinal de contas, você terá onde buscar informações para criar as soluções para a situação problema.

Importância do raciocínio lógico para concursos

O principal intuito das bancas avaliadoras em aumentar o número de questões a respeito desse assunto é formar profissionais pensantes e não apenas executores de tarefas automatizadas.

Portanto, essa habilidade terá sentido e utilidade para além da prova, mas também para o exercício do cargo prestado. Então, agora que sabe como ter um bom aproveitamento ao estudar raciocínio lógico, é momento de pôr as dicas em prática.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.