Dicas de interpretação de texto: confira!

Confira as dicas de interpretação textual que separamos para você

Dicas de interpretação de texto: descubra quais são elas

Possuir a capacidade de interpretar uma ideia ou um texto é uma habilidade fundamental para quem deseja apresentar um bom desempenho nas provas de português das principais provas do país, como os vestibulares, os concursos e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Dessa maneira, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje separou algumas dicas de interpretação de texto. Vamos conferir!

O que é interpretação de texto?

Interpretar é compreende o que o outro. Todos nós interpretamos diversas coisas todos os dias, quando lemos algum livro ou uma mensagem; quando escutamos alguém falar algo, interpretamos até mesmo músicas, imagens, placas de trânsito, etc. 

A interpretação de texto não está somente nas provas e, também, não se aplica apenas nos estudos. Ela é de extrema importância para o seu dia a dia.

Dicas de interpretação textual: confira quais são elas

A interpretação pode se tornar muito difícil e complicada em determinadas questões de provas. Para que você consiga interpretar de forma mais simples, confira as dicas que separamos para você:

  • Sempre comece a responder a questão pelo enunciado e procure a resposta correta no texto;
  • Para evitar que fique entre duas ou mais alternativas, entenda corretamente o comando do enunciado (aquilo que a questão está pedindo).
  • Leia os textos escrevendo ao lado de cada parágrafo a ideia principal contida no mesmo. Assim, você evita se perder na ideia por um todo do texto, não fica relendo-o e otimiza seu tempo na hora da prova.
  • Cuidado com alternativas que extrapolam aquilo que foi dito no texto. Preste atenção em palavras como: nunca, jamais, sempre. Normalmente, essas alternativas estão incorretas.
  • Priorize fazer as questões fáceis e deixe as difíceis para o final da prova.

Incorpore essas dicas no seu dia a dia para garantir que a sua habilidade de interpretação se torne cada vez melhor!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.