O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgará o resultado da edição de 2022 no dia 13 de fevereiro. Através desse resultado, os estudantes poderão utilizar a nota para os processos seletivos para uma graduação.
Sem dúvidas, o Enem é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros que desejam ingressar em uma faculdade. Pois, além de demonstrar o conhecimento do estudante, também facilita a participação de processos seletivos no ensino superior. Entre os processos mais usados pelos estudantes estão o Sisu, Prouni e Fies. Aliás, outros países também permitem acesso ao ensino superior através do Enem. Por exemplo, França, Reino Unido, Portugal, Canadá e Estados Unidos.
Como usar sua nota do Enem 2022?
Você tem dúvidas do que fazer com a sua nota do Enem 2022? Veja a seguir dicas de como usá-la.
1. Universidade Pública
De longe esta é a pérola mais buscada pelos estudantes. Através de uma universidade pública, o aluno pode conseguir uma graduação sem custos. Além disso, poderá ostentar em seu currículo o nome de uma instituição de renome. Por exemplo, Unicamp, UFRJ, UFSC, UFMG e USP.
O principal meio para conseguir entrar em uma faculdade pública através da nota do Enem é o Sisu. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo que permite a seleção de candidatos. Isto é, às instituições de ensino superior federais e estaduais do país. Além disso, o Sisu é “aberto” semestralmente. Portanto, o aluno que não conseguiu sua vaga no primeiro semestre de 2023, poderá tentar novamente após seis meses.
2. Faculdades Privadas
O aluno que deseja usar sua nota do Enem em uma instituição privada poderá fazer isso de dois modos: por meio do Fies ou Prouni. No entanto, também existe em algumas faculdades o acesso direto. Isto é, sem necessitar de entrar em algum programa do governo. Basta apenas comprovar o resultado do Enem que esteja acima da pontuação que a faculdade exige.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um programa do governo. Dessa maneira, ele permite que o aluno possa financiar de forma total ou parcial a sua bolsa na faculdade. Porém, diferente do Sisu, o aluno terá que arcar com os custos da mensalidade. Isto é, seja ela reduzida, caso o financiamento for parcial, ou após a formação.
Assim, caso o aluno consiga a bolsa total de financiamento, terá que devolver ao governo o dinheiro. Porém, existe um prazo para o início do pagamento que é estabelecido no contrato. Para participar do Fies é necessário que o aluno tenha no mínimo nota mínima de 450 em cada prova. Além disso, não deve ter tirado zero na redação.
Prouni: O Programa Universidade Para Todos (Prouni) também é um programa federal para o acesso à universidade. Porém, seu foco principal são os estudantes de baixa renda que estudaram em escolas públicas. Assim como o Fies, o governo irá arcar com as despesas da faculdade do bolsista do Prouni. Porém, diferente do programa anterior, neste o aluno está isento de devolver o dinheiro.
Logo, o aluno conseguirá uma bolsa em uma universidade particular e não precisará pagar por isso. Todavia, é necessário que o aluno preencha os critérios. Além disso, assim como o Fies, o Prouni disponibiliza bolsa de 100% e 50%. Isso irá variar de acordo com a renda per capita da família.
Caso você tenha estudado em uma escola particular, existe uma exceção para participar do Prouni. Ou seja, você terá que ter sido bolsista na escola. Assim, terá que comprovar que estudou em instituições particulares através da bolsa integral.
3. Usar a nota do Enem 2022 para estudar no exterior
Portugal: atualmente, há no país português 34 instituições de ensino que aceitam a nota do Enem. Além disso, entre elas estão a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Lisboa. Todavia, ao contrário do Brasil as universidades públicas em Portugal não são gratuitas. Dessa forma, o aluno deve estar apto a arcar com as despesas.
Canadá: A Universidade de Toronto também aceita a nota do Enem para admissão de alunos. Porém, é necessário ter comprovação do domínio em inglês.
Estados Unidos: também aceitam a nota do Enem para a admissão na Universidade de Nova York. Porém, o aluno também deverá se preocupar com a entrega de todos os documentos exigidos.
França: diferente dos demais países, aqui o aluno precisa ter aprovação em uma universidade brasileira. Isto é, que tenha reconhecimento pelo MEC e que esteja na área de estudo.