Veja como usar o FGTS para comprar casa em passos simples
Saiba como utilizar o Fundo para poder realizar o sonho da casa própria
Se você quer saber como usar o FGTS para comprar casa em passos simples, não pode deixar de ler este texto até o final.
Pois, ao utilizar as quantias disponíveis no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode facilitar a realização do sonho da moradia própria.
No entanto, é comum encontrar brasileiros que ainda não sabem como proceder para utilizar esse dinheiro. Com isso, acabam abrindo mão do sonho da casa própria e continuam a pagar aluguel todos os meses.
Pensando nisso, listamos alguns passos simples para te mostrar como esse processo pode ser simples e rápido.
Então, se você possui contas no FGTS e deseja utilizar esse dinheiro para dar entrada em sua casa ou apartamento próprio, fique com a gente até o final. Assim, saiba de todos os detalhes!
O que é o FGTS?
A sigla FGTS é utilizada para designar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, e diz respeito a 8% do salário mensal bruto do funcionário.
Esse depósito deve ser feito de forma mensal, pelo empregador, até o sétimo dia de cada mês. No entanto, caso essa data caia em um final de semana ou feriado, o depósito deve ser feito antecipadamente.
Além disso, o pagamento das parcelas do FGTS não deve acarretar descontos na folha de pagamento do funcionário. Pois, a lei trabalhista estipula que esse pagamento é de responsabilidade total do empregador.
Usar o FGTS no financiamento imobiliário, entenda
Como as quantias referentes ao FGTS são depositadas em contas criadas especificamente para esse fim, elas não podem ser acessadas e movimentadas a qualquer momento. Na verdade, somente em situações específicas, como: demissão sem justa causa ou saques extraordinários liberados pelo Governo Federal.
No entanto, uma das melhores utilidades possíveis para os valores das contas do FGTS é o financiamento imobiliário. Com ele, é possível que o trabalhador utilize o saldo disponível para dar entrada em sua casa própria ou ainda para amortizar a dívida do crédito contratado.
Quais as regras para utilizar o FGTS no financiamento imobiliário?
É possível que o trabalhador utilize o valor disponível em suas contas do FGTS para fazer um financiamento imobiliário, para aquisição de casa ou apartamento próprio. Contudo, esse uso está sujeito a algumas regras como, por exemplo:
- Ter ao menos 3 anos de carteira assinada, com contratos sob regime FGTS, mesmo que não sejam consecutivos;
- Não possuir outros financiamentos ativos no Sistema Financeiro de Habitação ou SFH;
- Além disso, não pode possuir outros imóveis residenciais na cidade onde reside ou trabalha.
Além disso, a compra do imóvel deve ter como destino a moradia e não como ponto comercial ou de aluguel para terceiros.
Documentos necessários para usar o FGTS para comprar casa
Então, se você se enquadra nas regras para uso do FGTS para comprar casa e deseja usar seus valores disponíveis com essa finalidade precisará dos documentos a seguir:
- Carteira de Trabalho;
- Comprovante de residência atualizado;
- Certidão de Nascimento, se for solteiro;
- Certidão de Casamento, se for casado;
- RG e CPF do requerente;
- Certidão de Matrícula do imóvel;
- IPTU do imóvel a ser financiado.
Além disso, é possível que outros documentos sejam exigidos. Ainda mais, para comprovar que o imóvel a comprar terá fins residenciais e não comerciais.
Como usar o FGTS para comprar casa?
Para utilizar o saldo de suas contas do FGTS para comprar casa, o trabalhador precisará solicitar o saque a um agente financeiro nas instituições bancárias. É por este meio que você fará seu financiamento imobiliário.
O agente financeiro pode ser um banco, uma empresa de crédito imobiliário ou empresas securitizadas que atuam no ramo e prestam esse tipo de serviço.
Após solicitar o saque junto ao agente financeiro, o pedido será repassado à Caixa Econômica Federal. Em alguns dias, o banco analisará o pedido.
Após aprovado, a quantia é transferida diretamente para a conta do vendedor do imóvel. Ou seja, nem chega a passar pelas mãos do comprador. Assim, tornando o processo mais rápido e ágil.
Agora que você já sabe como usar o FGTS para comprar casa, consulte um agente financeiro. Desse modo, veja se existe a possibilidade de você usar esse dinheiro para facilitar a compra de sua casa própria. E assim, sair do aluguel de uma vez por todas.