As franquias de alimentação estão entre os setores mais seguros e, portanto, mais atraentes para os negócios. Pois, mesmo diante de uma instabilidade econômica, o setor tende a não parar de crescer. Além disso, esta categoria é uma das mais tradicionais e o faturamento chegou a R$ 40,89 bilhões em 2020.
A franquia de alimentação também proporciona atuação em diversas áreas do mercado. Por exemplo, redes de fast-food, culinária saudável, cafeterias, culinária regional, entre muitas outras. Dessa forma, o que não falta ao investidor é público. Além disso, a facilidade dos meios de delivery também amplia possibilidades.
Basicamente, uma franquia consiste em permitir que um terceiro empreendedor explore uma marca comercialmente. É claro que para isso o benefício deve ser para as duas partes, como um casamento. Por isso, algumas franquias exigem uma padronização para quem deseja franquear.
Dessa maneira, confira a seguir dicas para obter uma franquia de alimentação em 2023.
1. Conheça a marca e aposte em inovações
Para escolher uma franquia de alimentação é importante conhecer o mercado e procurar tendências. Ou seja, apostar em inovações, como os serviços de entrega. Pois, o delivery é um dos setores que mais movimenta o mercado. Assim, é necessário que a franquia de alimentação seja ágil e tenha qualidade em seu serviço.
Dessa maneira, pesquise sobre a marca que lhe chama atenção, bem como quais tipos de produtos eles vendem. Uma forma de ajudar na escolha de uma franquia para 2023 é participar de feiras. Isto é, eventos que são voltados para o investimento em franquias. Assim, será possível conhecer de perto os representantes e tirar dúvidas.
2. Seja um ótimo franqueador: conheça a si mesmo antes de ter uma franquia de alimentação em 2023
Você também precisará passar a imagem de um bom franqueador para que haja acordo com a franquia. Assim, você poderá começar a estudar sobre a área desejada e ter domínio da dinâmica de funcionamento. Além disso, deve ficar claro para a franquia de alimentação o seu desejo e disponibilidade para trabalhar no ramo.
Outro fator de suma importância é ter gestão financeira. Ou seja, você deve conhecer o real poder que você tem de compra. Além disso, você também deverá estar ciente do quanto pode investir. Dessa forma, comece a fazer um mapa dos seus gastos ao longo do mês. Em seguida, analise as prioridades de cada gasto e elimine o desnecessário de forma gradual.
Aliás, você pode ainda entrar em contato com planos de assinatura para tentar negociar. Ou seja, avalie bem o custo e benefício dos planos que você possui, seja de TV, telefone e outros. Dessa forma, você perceberá já no primeiro mês uma diferença significativa no seu bolso.
3. Conheça a Circular de Oferta de Franquia
Para conseguir ter uma franquia de alimentação em 2023, é importante estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Isto é, o documento que apresenta as informações relevantes sobre a franquia que você deseja investir. Por exemplo, a COF apresenta o histórico da marca, as taxas e o valor de investimento necessário.
Portanto, este é o documento mais importante e você irá recebê-lo antes de assinar o contrato. Logo, faça uma análise minuciosa de cada tópico. Caso você se sinta inseguro, você poderá solicitar ajuda a um advogado.
Vale lembrar que, conforme a Lei de Franquias, você terá até 10 dias após receber a COF para assinar o contrato. Ou seja, não tenha pressa em estudar o documento. Todavia, evite ultrapassar esse período, pois você poderá perder o investimento.
4. Comece a lucrar ao ter uma franquia de alimentação em 2023
Por fim, basta então você quitar a taxa exigida pela franquia e demais termos. Em seguida, você poderá abrir um ponto comercial e inaugurar a sua unidade. Além disso, não esqueça de investir no marketing, pois ele é a chave para alcançar clientes. Portanto, conheça seu público alvo e suas preferências para que você entregue produtos de boa qualidade. Com isso, os próprios clientes poderão se tornar uma ferramenta de marketing para você.
O delivery é uma ótima opção para aumentar os lucros. Assim, através dele as empresas distribuem seus produtos sem necessitar de uma entrega própria. Portanto, um serviço sem altos custos. Além disso, o delivery foi responsável por um aumento de 60% nos lucros em 2020 e mantém seu crescimento. O serviço também proporciona à franquia de alimentação o feedback dos clientes. Por fim, estude para ser capaz de lidar com as crises e solucionar os problemas.