Veja Como Elaborar Um Currículo Assertivo e Direcionado

Elabore seu currículo forma assertiva e direcionada 

Para que você faça um currículo de forma assertiva e direcionada, você deve ter clareza sobre alguns pontos importantes sobre a sua própria carreira profissional. Sendo assim, é necessário que você analise o documento como se você fosse uma outra pessoa que não possui mais informações, apenas o que consta no papel.

Dessa forma, poderá entender a imagem que passa através do seu currículo e  verificar pontos importantes para aumentar suas chances de ser convidado para uma entrevista de emprego. 

Tenha clareza sobre seus objetivos

Primeiramente, você deve ter clareza sobre os seus objetivos. Geralmente, o objetivo do currículo é oriundo de sua área de atuação.

No entanto, caso você queira mudar de área de atuação, é necessário que  faça isso de forma direcionada. Para isso é interessante que você faça uma apresentação ou um resumo de currículo.

Pontos fortes, competências  e habilidades 

Dessa forma, poderá colocar seus pontos fortes em seus empregos anteriores, apresentar resultados e trabalhar suas competências de forma que direcione o motivo de sua mudança de carreira.

Além disso, em seu currículo deve constar informações inerentes à essa transição, como cursos ou vivências específicas.

Dados sucintos e atualizados

 Além disso, o seu currículo deve conter informações de forma sucinta e direcionada, ou seja, seus dados pessoais devem ser básicos e atualizados. Bem como, você deve ter uma descrição atual e relevante de sua experiência profissional. Por isso, essas informações devem ser atualizadas e devem estar diretamente ligadas ao seu objetivo.

E para quem deseja realizar uma transição de carreira?

Sendo assim, em caso de transição de carreira, você precisa apresentar pontos específicos dentro da descrição de suas atividades.

Além disso, a maneira como você descreve a sua carreira acadêmica também é importante. Por isso, deve seguir a mesma lógica cronológica inversa da sua experiência profissional. Ou seja, informe os dados do último para os anteriores, de forma sucinta e atualizada.

Resumo de currículo deve ser coerente com a descrição de atividades profissionais 

O resumo do seu currículo pode ser feito na situação que citamos, porém, você ainda pode realizar o resumo caso deseje ou tenha pouca experiência de mercado, por exemplo.

No entanto, para que o resumo seja algo positivo, você deve deixar claro os seus pontos fortes, habilidades, competências e resultados.

Além disso, todos os dados devem ser coerentes com a descrição sucinta de suas atividades descritas no campo de experiência profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.