Uma das mais bem elaboradas inovações dos últimos anos na área de transferência bancária é o PIX. Mas, com isso também surgiram muitos casos de golpe de PIX e é sobre isso que falaremos hoje.
A facilidade em transferir dinheiro de uma conta para outra vem ganhando cada vez mais fãs pelo mundo todo, mas vale ressaltar que nesse mundo de tecnologia avançada os golpes também ganham a vez.
Portanto, assim como a tecnologia vem para ajudar e facilitar a vida das pessoas, ela também deixa mais expostas as possibilidades para os bandidos agirem.
Se você quer saber como se proteger em caso de golpe do PIX, é só continuar com a gente até o final que vamos mostrar passo a passo como evitar cair nas mãos das pessoas de má índole.
Saiba como usar o PIX com segurança
A flexibilidade e a transparência dos serviços do PIX são muito eficientes. Isso porque, você pode fazer transferências e pagamentos sem sair de casa e o melhor tudo pode ser feito pelo seu celular.
Entretanto, para deixar o PIX mais seguro, o Banco Central oferece algumas medidas protetivas que auxiliam na segurança da sua transação bancária.
A implementação de um limite diário para o uso do sistema por meio do CPF, CNPJ ou por valor da transação é uma das medidas adotadas para melhorar a qualidade dos pagamentos instantâneos.
Para realizar uma transferência ou pagamento, as instituições financeiras oferecem ainda várias informações antes de terminar sua operação, tais como o nome do destinatário, de onde vai sair o dinheiro e a confirmação do pagamento antes de encerrar.
Sendo assim, a pessoa estará ciente de para onde seu dinheiro irá. Por isso, é necessário ficar bem atento a todos os campos preenchidos para que seja feita uma transação segura.
Saiba como evitar os golpes do PIX
O PIX é um meio de pagamento instantâneo que permite transferir dinheiro em questão de segundos em qualquer hora do dia. Assim, suas ações rápidas e práticas facilitam a vida das pessoas.
Mas, por outro lado, os golpistas também foram rápidos na hora de arrumar um jeito de implementar roubos e golpes em empresas e nos próprios cidadãos de bem.
Dessa forma, para evitar esses desagrados, é bom ficar sempre atento a qualquer situação que saia do comum. Seus dados são armazenados nas instituições, porém, se houver um ataque cibernético, por exemplo, os mesmos serão expostos. Esse tipo de situação acaba facilitando os golpes.
Para se prevenir dos golpistas, você deve desconfiar sempre de mensagens, ligações, páginas e links que pedem informações pessoais ou financeiras. Assim, a maneira mais segura para concluir um cadastro é por meio dos aplicativos oficiais ou do Internet Banking da sua instituição financeira.
Veja como os golpistas agem
Em primeiro lugar, sempre desconfie das ligações, pois os criminosos sempre usam delas para aplicar os golpes. Lembre que os Bancos e instituições não solicitam dados pessoais por esse meio.
Sempre duvide também de promoções exageradas, tais como: faça um PIX com um valor X e receba em dobro, isso certamente será um golpe.
Um método muito usado entre os bandidos é pelo whatsapp e e-mails. Então é muito importante que, nesses casos, você preste muita atenção em possíveis erros gramaticais, de formatação ou até na imagem e logo da empresa falsa.
O PIX agendado também já virou alvo de criminosos. Essa ação consiste em agendar uma transferência e, antes mesmo dela ser efetuada, os golpistas entram em contato com a pessoa informando que a operação foi feita por engano e solicitam a devolução do dinheiro.
Por isso, mantenha a atenção redobrada sempre que receber a notificação de PIX agendado e principalmente se for avisando de algum imprevisto ou engano.
Confira o que fazer se você for alvo de golpistas
É muito frustrante saber que foi alvo de um golpe, mas saiba que existem algumas maneiras de se proteger e denunciar esses criminosos que se aproveitam das pessoas comuns.
O Banco Central estreou esse pagamento instantâneo em novembro de 2020 e desde então já conquistou milhões de pessoas. Por isso, o PIX é considerado uma forma de pagamento muito eficaz e segura. Porém, como já dissemos, o recomendado é que o usuário jamais forneça informações pessoais por meio de mensagens ou ligações.
Sendo assim, se você for vítima de um golpe do PIX, a primeira coisa que deve fazer é entrar em contato com a instituição financeira que recebeu o pagamento.
Outra forma de denunciar o golpe é ligar para o Banco Central do Brasil, pelo telefone 145, ou então fazer um boletim de ocorrência.
Por fim, fique atento, use nossas dicas para agir em caso de golpe no PIX e qualquer dúvida ou suspeita, denuncie!