Estudar é sempre um fator significativo para determinar o sucesso em concursos públicos. Como os concursos agora tem mais prazos, é lógico que mais tempo será para a preparação, pois todos sabem, mesmo os competidores mais dedicados não têm tanto tempo livre. Por isso que hoje indicaremos como administrar o tempo de estudos para concursos.
A solução, então, é encontrar métodos de tornar mais efetivo o tempo de estudo, empregando estratégias que aproveitam ao máximo, o tempo de preparação para o estudo.
Como administrar o tempo de estudos para concurso?
Não há como evitar que, o dia tem apenas 24 horas e que nem todas podem ser usadas para concursos públicos. Muitas vezes é necessário equilibrar atividades acadêmicas com atividades menos desejáveis, como emprego remunerado muitas vezes.
Mas lembre-se que: a maioria dos candidatos, mesmo aqueles que já passaram em concursos, sentem que não estudaram o suficiente devido às poucas horas por semana ou por dia que podem dedicar ao processo.
Porém, a qualidade dos seus estudos é mais importante do que a quantidade de horas que você dedica.
Veja quais são as diretrizes que podem ser incorporadas em cronogramas de estudo de qualquer tamanho, mantendo o foco na qualidade e não na quantidade.
Aproveite ao máximo seu tempo de estudo para concursos
A preparação para concursos em ordem é o primeiro passo para ir bem nos exames. Por exemplo, você precisa decidir quais tópicos são mais importantes para você, em que ordem e por quanto tempo.
Assim, elabore um plano de estudo, adaptado às suas necessidades específicas de conteúdo (ou seja, colocando mais ênfase em assuntos em que você tem mais dificuldade).
Dependendo da quantidade de conteúdos existente, é possível organizar um plano de estudo, onde você terá oportunidade de estudar vários conteúdos ao mesmo tempo. Por exemplo:
- De manhã: conteúdos específicos do concurso;
- De tarde: conteúdos mais gerais;
- De noite: retorne para conteúdos específicos.
Aprenda os prós e contras de criar um cronograma de estudo
Para maximizar o seu tempo de estudo, divida-o em sessões mais curtas.
Você sabia que estudos mostram que uma pessoa média pode se concentrar entre 30 e 90 minutos? Depois desse tempo, ainda será possível se concentrar, mas isso será muito mais cansativo e pode cansar a mente rapidamente.
Biologicamente falando, o cérebro humano não foi projetado para se concentrar incessantemente em um único estímulo. Isso explica, por que é tão importante prestar atenção aos sons e estímulos ambientais para podermos responder adequadamente a possíveis ameaças.
Se você quer maximizar seu tempo de estudo, apostar em sessões de estudo excessivamente longas e sem pausas pode funcionar contra você. Isso se justifica porque, você pode estudar com mais intensidade, mas sem prestar atenção suficiente ao material para retê-lo.
Aproveite ao máximo o seu tempo
Manter o foco em um assunto de cada vez, é essencial, pois a cada novo concurso surgido, mais conteúdos são exigidos dos concurseiros. Assim, é natural que os leitores fiquem curiosos e comecem a pesquisar uma ampla gama de tópicos. No final, cada edital terá suas peculiaridades e áreas de especialização.
Assim, priorize o teste que ocorrerá primeiro ou aquele em que você está mais ansioso para ter sucesso. Também é possível criar um plano de estudos que se concentre principalmente em estudos gerais, ao mesmo tempo, em que atribui pontos para conhecimentos específicos de uma ou mais provas.
Estudando de trás para frente
Veja que, respondendo a perguntas semelhantes a testes antes de estudar o material em questão, faz você lembrar que já estudou este conteúdo anteriormente.
Mas, se você preferir começar com conteúdo baseado em zero, é possível responder perguntas sobre os tópicos abordados no teste, e descobrirá onde você tende a errar. Assim, é possível, restringir os seus estudos apenas a essas áreas, poupando-se do tempo e esforço para se familiarizar com um assunto que você já conhece.
Utilize todo o seu tempo livre para ler algo referente ao conteúdo
Aproveite estudar em determinadas situações, como enquanto espera na fila do banco, malha ou anda de transporte público, mas você ainda pode consumir pequenos pedaços de conteúdo simultaneamente.
Assim, esses períodos devem ser incluídos em seu plano formal de estudos, por poderem complementar sua preparação, dando-lhe a oportunidade de revisar o texto de uma lei ou mapear mentalmente seus materiais.
Se organize, e administre o seu tempo da melhor maneira para conseguir estudar para o concurso pretendido. Somente com estudo e conhecimento sobre os assuntos disponíveis, é que será mais fácil, passar em um concurso público.
Não esqueça: seu principal concorrente é você mesmo!!!