Conheça as principais técnicas de foco para estudo de concurso

Confira as melhores técnicas para ter bons resultados

Manter a concentração por um longo período de tempo é uma habilidade que nem sempre é bem desenvolvida entre as pessoas. Logo, para aqueles interessados, construir técnicas de foco para estudo de concurso se torna uma prioridade iminente.

Nesse contexto em específico, a própria ansiedade e preocupações para com o processo seletivo podem prejudicar essa manutenção da atenção nos conteúdos. Sendo assim, às vezes você mesmo pode autossabotar o seu aprendizado.

Confira técnicas de foco para estudo de concurso

Em geral, são as distrações externas que atrapalham uma boa dinâmica de rotina, assim como imprevistos que vão surgindo ao longo do dia, sejam eles prioritários ou não.

Isso acontece porque há uma tendência da pessoa cansada, que é o caso de todos os candidatos empenhados, a procrastinar.

Portanto, uma das principais técnicas de foco para estudo de concurso é categorizar o que é prioridade e o que não é e eliminar as possíveis distrações, como desligar o celular.

Cronograma diário

O método mais eficaz para alcançar o objetivo em questão é construir um programa de estudos semanal, com tarefas diárias para cada um dos dias, por sua vez, dentro de horários específicos.

Dessa maneira, você poderá organizar melhor os conteúdos e terá um limite de tempo para realizar cada atividade. E por que funciona? Porque a função do horário seguinte fica impedida de ser cumprida sem a resolução da anterior.

Com isso, você precisará seguir a risca cada intervalo de hora, por exemplo, para que seu dia seja completo. Portanto, essas metas diárias não dão lugar para distrações e imprevistos adiáveis.

Recompensas para si

Há diversos estudos (e confirmado) sobre as teorias de reforço positivo e negativo. Por isso, criar um sistema de recompensas pode servir como uma das principais técnicas de foco para estudo de concurso.

Via de regra, o ideal é estabelecer essa gratificação para cada meta cumprida, de modo a estimular o seu cérebro a estruturar literalmente o desejo de realizar aquela tal tarefa.

Limites

Além do mais, é fundamental que você e qualquer outro candidato tenha conhecimento sobre os próprios limites, tanto físicos quanto mentais.

Esse fato é importante porque, na maioria das vezes, o esgotamento é quem faz essa concentração ser perdida. Consequentemente, deixando o processo de aprendizado muito mais lento e incentivando uma “pausa emergencial”. Desse modo, saiba o momento de descansar, assim como o de estudar.

Resumos à mão

É verdade que a era da informação trouxe muitos benefícios para os concurseiros de plantão, ainda mais quando falamos de aulas online e acesso a materiais didáticos.

No entanto, para atingir determinados objetivos, às vezes é preciso se utilizar de métodos mais clássicos, como fazer resumos à mão. De forma geral, escrever uma síntese no papel requer mais atenção para evitar erros, por exemplo.

Isso porque clicar no “backspace” é muito mais fácil do que apagar com uma borracha ou um corretivo. Assim, uma das técnicas de foco para estudo mais recomendadas é preferir a caneta às teclas de um notebook.

Disciplinas intercaladas

Hoje em dia, um dos grandes erros dos alunos é ficar o dia inteiro estudando a mesma matéria, mesmo que seja com diferentes conteúdos. Isto posto, você não poderá seguir essa metodologia, visto as suas inúmeras falhas.

Na verdade, o ideal é intercalar as disciplinas de uma maneira que a leitura não fique maçante. Por isso, uma possibilidade bem eficaz é alternar um assunto que você tenha maior dificuldade com outro mais fácil.

Além disso, é importante que esses temas possuam raciocínio lógico entre si, pelo menos não sequencialmente. Se você for mudar drasticamente a área de conhecimento, que seja, por exemplo, no intervalo de almoço.

Descanso e lazer

Por fim, você chegou à dica que mais assusta e gera confusão entre os concorrentes, afinal, como é possível arrumar tempo para descansar? A verdade é que sempre há tempo quando seu bem-estar é uma prioridade.

Por isso, reservar um horário para se divertir, praticar seus hobbies, tirar um cochilo e ficar à toa no sofá também deve ser colocado como meta diária e estar incluso no cronograma semanal.

Portanto, uma das principais técnicas de foco para estudo de concurso, e uma das mais eficazes, é separar um espaço para ter lazer e relaxar. Seja sozinho ou na companhia de familiares e amigos próximos.

Agora é momento de colocar algumas dessas técnicas de foco para estudo de concurso em prática. Veja qual delas mais se encaixa para o que deseja fazer e comece a sua rotina de estudos o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.