Veja Ações Que Direcionam a Entrevista de Emprego

O sucesso em uma entrevista de emprego é multifatorial

Certamente o sucesso em uma entrevista de emprego é multifatorial, no entanto, o candidato pode se amparar de algumas ações para que não fique aquém do seu potencial no processo seletivo.

Direcionamento implícito em suas respostas 

Primeiramente, é importante que o candidato tenha clareza sobre seu objetivo de carreira. Dessa maneira, poderá direcionar as suas respostas de maneira assertiva, ainda que seja de uma de uma forma implícita em suas respostas.

 Além disso, existem fatores tangíveis que podem amparar o candidato para que ele alcance a sua objetividade e se destaque no mercado. Veja alguns pontos importantes:

 Evite atrasos

 Certamente o atraso para algumas empresas já é um fato gerador de exclusão de um candidato. Além disso, ao estar muito em cima da hora marcada, o candidato aumenta a tensão sobre si mesmo, o que não é positivo para o seu desenvolvimento dentro do processo seletivo.

Por isso, procure chegar um pouco mais cedo, se possível. Assim, poderá trabalhar a respiração, pensar com calma e se direcionar de uma forma mais natural.

 Como devo me vestir?

 É muito importante que o candidato se vista de uma maneira coerente com a cultura da empresa. 

Dessa forma, analise alguns fatores relevantes. Por exemplo, se a empresa for uma Startup, pode ser viável que se vista de uma forma casual. 

Por outro lado, se a sua entrevista de emprego ocorrer numa empresa tradicionalista, é importante que se vista de uma maneira formal.

 Além disso, verificar a cultura da empresa poderá direcionar muitas respostas, e isso é bem simples. Basta acessar o site da empresa e analisar a sua trajetória, missão, visão e valores.

Para entrevista em grupo

 É muito comum que ao chegar ao local da entrevista de emprego, o candidato encontre muitas pessoas e fiquei surpreso por estar participando de uma entrevista em grupo.

No entanto, o foco deve ser o mesmo, sua própria trajetória profissional. Além disso, o candidato deve se atentar a sua própria narrativa e não interromper os demais, incluindo o seu entrevistador.

Já que muitas pessoas, por nervosismo e ansiedade, em uma entrevista em um grupo acabam por interromper a narrativa dos demais candidatos, o que certamente é um ponto negativo para a avaliação de forma geral.

Por isso, ao se atentar a sua própria trajetória, à cultura da empresa e ao focar na elaboração direcionada de suas respostas, você aumenta suas chances de sucesso na entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.