Veja a moeda antiga com mapa do Brasil que pode valer muito dinheiro

Moeda antiga pode ser encontrada em qualquer lugar do Brasil, e pode valer muito mais do que seu valor facial

Moedas são itens colecionáveis para milhões de pessoas ao redor do mundo. Assim, estas peças podem se tornar valiosas, mesmo que já não tenham mais valor monetário. Não é diferente no Brasil. No país, milhares de colecionadores estão dispostos a pagar valores altos por estes exemplares.

Neste artigo, vamos falar sobre uma das moedas mais procuradas por estes colecionadores, e que pode ser encontrada em qualquer região do Brasil. Estamos falando sobre a peça de 2 cruzeiros do ano de 1952. O item é conhecido por apresentar o mapa do Brasil em uma de suas faces.

Dados oficiais divulgados pelo Banco Central (BC) mostram que cerca de 1,4 milhão de moedas como esta foram colocadas em circulação naquele determinado ano. Parece muito, mas na linguagem da numismática, estamos falando de uma tiragem baixa, mesmo para as condições daquela época.

A moeda de 2 cruzeiros

Abaixo, você pode conferir o detalhamento da características mais básicas da moeda de 2 cruzeiros do ano de 1952.

  • Plano Monetário: Padrão Cruzeiro 1ª Edição (1942-1967);
  • Período: República;
  • Casa da Moeda: Rio de Janeiro;
  • Diâmetro: 25mm;
  • Peso: 8gr;
  • Metal: Bronze-Alumínio;
  • Borda: Serrilhada;
  • Reverso: Moeda;
  • Moeda Desmonetizada;
  • Desenho do Anverso: Mapa do Brasil ao centro tendo junto à orla, a esquerda, a palavra Brasil sobreposta a duas linhas horizontais e paralelas. A esquerda, entre a segunda linha paralela e o mapa, o monograma das letras WT do gravador Walter Toledo;
  • Desenho do Reverso: No centro, o valor de face ao lado de dois ramos de louro e a constelação do Cruzeiro do Sul. No exergo, o monograma WT do gravador Walter Toledo e a estrela Alfa da constelação do Cruzeiro do Sul. No campo a esquerda, a data.
Veja a moeda antiga com mapa do Brasil que pode valer muito dinheiro
Moeda de 2 cruzeiros tem representação do mapa do Brasil. Imagem: Reprodução

Quanto vale esta peça

Agora, vamos identificar os valores desta moeda valiosa, considerando que ela esteja em condições normais, ou seja, sem nenhum tipo de erro de cunhagem.

MBCSOBERBAFLOR DE CUNHO
R$ 10,00R$ 20,00R$ 40,00

O que significam estas siglas?

Para os iniciantes, as inscrições acima podem parecer complexas. Afinal de contas, o que significa o termo Flor de Cunho, por exemplo. As classificações acima estão relacionadas ao estado de conservação de cada uma destas peças, segundo as informações de colecionadores. 

  • MBC

Para começar, vamos detalhar o que significa uma moeda MBC. Este termo significa “Muito bem conservada”. Para que a peça entre nesta classificação, ela precisa ter, no mínimo, 70% de sua aparência original. Os analistas também dizem que o seu nível de desgaste deve sempre ser homogêneo.

  • Soberba

Uma moeda soberba é a aquela que conta com pelo menos 90% dos detalhes originais preservados. Trata-se de uma peça que conta com pouco vestígio de circulação e de manuseio. No universo da numismática, este item é considerado intermediário, mas já se trata de um valor mais alto.

  • Flor de cunho

O termo Flor de Cunho vem da inscrição em inglês uncirculated. Trata-se de uma peça que não apresenta mais nenhum tipo de desgaste e nem de manuseio. Absolutamente todos os detalhes da cunhagem estão com a sua aparência original. Também não há nenhum indicativo de limpeza ou de química. Mesmo por isso, moedas flor de cunho são sempre as mais valiosas. 

Cruzeiro

O cruzeiro foi o padrão monetário do país em três períodos. O primeiro foi entre 1942 e 1967, o segundo foi de 1970 a 1886 e o terceiro de 1999 a 1993, logo antes da chegada do real.

A primeira adoção do cruzeiro ocorreu durante o Estado Novo. Aquela foi a primeira vez que um governo nacional decidiu criar um padrão monetário no país. A ideia era justamente uniformizar todo o dinheiro que estava em circulação no território nacional. Naquele momento, 1 cruzeiro era equivalente a mil réis.

A primeira reforma monetária desta peça ocorreu durante o governo de Castelo Branco, quando foi substituída pelo cruzeiro novo. A próxima reforma ocorreu durante o governo de José Sarney, com o Plano Cruzado, e a última aconteceu durante o governo Collor.

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