Valores esquecidos: Pessoas nascidas até 1968 podem agendar o saque

Valores esquecidos: Pessoas nascidas até 1968 já podem agendar o saque, veja como

Pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes deste ano poderão, a partir de hoje (7), pedir o saque de valores esquecidos em instituições financeiras. A solicitação do saque deve ser realizada por meio do site Valores a Receber, que foi criado pelo Banco Central para a consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

O Banco Central disponibilizou a consulta por valores esquecidos no dia 13 de fevereiro deste ano. Naquele dia, o próprio sistema informava sobre a data e o horário em que os usuários deveriam retornar ao site para realizar o agendamento do saque.

Após o pedido de saque, cada instituição financeira terá até 12 dias úteis para realizar a transferência do dinheiro. A expectativa é de que pagamentos que sejam realizados via Pix ocorram de forma mais rápida.

Como agendar o saque de valores esquecidos

Para agendar o saque de eventuais valores esquecidos em instituições financeiras, o usuário deverá ter conta de nível prata ou ouro no portal Gov.br. Este tipo de conta está disponível para todos os brasileiros e é um meio seguro para acessar serviços públicos digitais.

O login possui três níveis de segurança: bronze, utilizado para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a outros serviços digitais; e por fim, ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais disponibilizados pelo governo.

O Banco Central fez um balanço recente e divulgou que cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas já acessaram o site valores a receber, criado para o resgate do dinheiro. Segundo o BC, deste total, 25,9 milhões de pessoas físicas e cerca de 253 mil empresas possuem algum valor a receber.

Confira o passo-a-passo para a retirada do dinheiro:

  1. Acessar o site valores a receber – clique aqui para ser redirecionado – na data e no período de saque que foi informado na primeira consulta. Caso a data tenha sido esquecida, o processo ainda poderá ser realizado;

  2. Faça login com uma conta Gov.br nível prata ou ouro. Caso o usuário não tenha cadastro, basta realizá-lo no site ou aplicativo Gov.br;

  3. Ler e aceitar o termo de responsabilidade;

  4. Verifique o valor a receber, a instituição que deverá devolver o valor e a origem do dinheiro. Caso seja necessário, o sistema pode fornecer informações complementares.

  5. Clique na opção indicada pelo sistema:

    1. Solicitar por aqui: deve ser utilizado para que ocorra a devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis.

    2. Solicitar via instituição: Não existe a opção de devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato com a instituição financeira pelo e-mail ou telefone disponibilizado para realizar o TED ou DOC

Calendário

A consulta pode ser feita por qualquer pessoa em qualquer horário através do site. Porém, caso a pessoa tenha valores a receber, os usuários foram divididos em três grupos, de acordo com a data de nascimento ou a data de fundação da empresa.

Para empresas ou pessoas nascidas antes de 1968, o resgate poderá ser solicitado entre os dias 7 e 11 de março. Com repescagem no dia 12 de março, das 4h às 24h. Já entre 1968 e 1983, o prazo é do dia 14 ao dia 18 de março, com repescagem no dia 19 de março.

Já quem nasceu a partir de 1984 ou empresas fundadas neste período e tem valores esquecidos a receber, a data vai do dia 21 ao dia 25 de março, com repescagem no dia 21 de março.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.