Valores a Receber: primeiro dia de saques registra filas virtuais

Valores a Receber: primeiro dia de saques registra filas virtuais

Em um determinado momento, fila para saque do Sistema de Valores a Receber somou mais de 300 mil pessoas

O Banco Central (BC) retomou nesta terça-feira (7) o processo de liberação dos saques das quantias do Sistema de Valores a Receber. O procedimento reabriu oficialmente por volta das 10h, e foi marcado por uma fila virtual que, em um determinado momento, somou mais de 300 mil pessoas.

Existe também uma série de relatos de instabilidade no sistema e demora na espera para a realização do consulta. Ao entrar na página e solicitar o acesso ao valor disponível, o sistema previa esperas de até duas horas. Em alguns casos, o congestionamento fez com que o site enviasse uma mensagem pedindo para que as pessoas voltassem mais tarde.

O Banco Central lançou uma nota afirmando que este esquema já estava sendo esperado. Como era de se imaginar, milhares de pessoas tentaram entrar no site para conferir o valor que estava disponível. Assim, o sistema começou a apresentar algumas instabilidades nos momentos iniciais após a reabertura.

“Como é comum em sistemas que recebem uma enorme quantidade de acessos em curto espaço de tempo, o SVR organiza automaticamente uma fila e informa ao usuário sua posição e previsão de atendimento. (…) Nessas primeiras horas de funcionamento, uma vez dentro do sistema, o tempo para os usuários requererem seus recursos tem sido menor que o esperado”, diz o texto do BC.

“Agora (texto foi publicado às 12h50), o sistema está funcionando em plena carga para atender a todos os interessados em recuperar os recursos esquecidos no sistema financeiro”, completou a nota do Banco Central. O processo segue aberto para quem precisa realizar os saques das quantias.

Valores a Receber

Quando afirma que o congestionamento do sistema já era esperado, o Banco Central leva em consideração o fato de que mais de 38 milhões de brasileiros possuem algum dinheiro disponível esperando para ser sacado.

Além disso, cerca de 2 milhões de empresas também podem usar o mesmo sistema para realizar o saque. Na última semana, o BC fez a liberação da consulta para que as pessoas soubessem se existia algum dinheiro esquecido.

Na nova etapa aberta nesta terça-feira (7), os mais de 38 milhões de brasileiros podem saber qual é o valor que está disponível. Mais do que isso, agora eles também podem confirmar o envio da quantia para as suas contas ativas.

Memes na internet

Assim como no ano passado, a edição do Sistema de Valores a Receber em 2023 também gerou uma série de memes e piadas nas redes sociais. Muitos usuários aproveitaram para rir dos valores que estavam disponíveis neste processo.

Segundo o Banco Central, a grande maioria das pessoas que estão aptas ao recebimento do saldo nesta semana possuem valores pequenos disponíveis em suas contas.

Dados oficiais apontam que dos 38 milhões de cidadãos que possuem algum saldo esquecido em instituições financeiras, cerca de 29 milhões são brasileiros que possuem algo até R$ 10 com o dinheiro esquecido.

Este ano, o cidadão que deseja sacar a quantia tem a opção de receber o dinheiro através dos sistema de Pix. A outra opção é entrar em contato diretamente com a instituição financeira e pedir a devolução do dinheiro.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?