VALE-GÁS também será pago neste mês!

VALE-GÁS também será pago neste mês!

Além do Auxílio Brasil, no mês de dezembro parte das famílias beneficiadas pelo programa de transferência direta e indireta de renda devem receber o Vale-Gás do governo federal. O pagamento deve ser creditado na mesma data do Auxílio Brasil.

Diferente do Auxílio Brasil, o Vale-Gás é pago bimestralmente, sempre em meses pares. Vale lembrar que o pagamento do benefício também é realizado de acordo com o final do número NIS de cada beneficiário.  O valor do auxílio gás é definido a partir da média divulgada mensalmente pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

“A Agência Nacional do Petróleo publicará, mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referente ao preço nacional do botijão de gás ao consumidor final, de acordo com o Sistema de Levantamento de Preços ou com outra fonte que a substitua”, informa o governo federal.

Confira o calendário de dezembro

Neste mês, o pagamento dos benefícios deve começar a ser creditado no dia 12 e será concluído dia 23. O pagamento dos recursos é feito pela Caixa Econômica Federal diretamente na conta Poupança Social Digital dos beneficiários. Veja as datas de pagamento do mês de dezembro:

NIS final: Data de pagamento:
1 12/12
2 13/12
3 14/12
4 15/12
5 16/12
6 19/12
7 20/12
8 21/12
9 22/12
0 23/12

Tanto o saque do Auxílio Brasil quanto do Vale-Gás pode ser feito em casas lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento da Caixa. Além disso, também é possível movimentar os recursos dos benefícios sociais pela poupança social digital do Caixa TEM.

Segundo o Ministério da Cidadania, a validade da parcela do Programa Auxílio Gás é de 120 dias, contando a partir da data em que o recurso foi depositado na conta do cidadão beneficiado. Vale informar também que o programa terá duração de 5 anos, ou seja, 30 parcelas. 

Quem tem direito ao Vale-Gás?

Para ter acesso ao Vale-Gás do governo federal é indispensável que as famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) e possuam renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 606). 

Além dos beneficiários do Auxílio Brasil, as famílias que possuem integrantes que recebam o Benefício de Prestação Continuada da assistência social (BPC) também têm direito ao Vale-Gás do governo federal. Vale lembrar que o BPC é destinado à pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a si mesmo e a família. 

Cabe ressaltar que o Vale-Gás é concedido “preferencialmente às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência”. A seleção das famílias aptas para receber o benefício é feita a cada dois meses, levando em consideração os dados inseridos no CadÚnico. Mais informações sobre o benefício social podem ser consultadas nos canais de atendimento do Ministério da Cidadania ou da Caixa. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?