O Governo Federal deve começar a pagar o seu vale-gás nacional a partir desta segunda-feira (27). De acordo com o Ministério da Cidadania, que é a pasta que responde pelo benefício, estima-se que algo em torno de 100 mil pessoas irão receber o projeto ainda neste ano de 2021.
Mas mesmo faltando poucas horas para o início dos pagamentos, o fato é que muita gente ainda nem sabe se vai poder receber o dinheiro em questão. De acordo com o Governo Federal, um grupo já pode começar a procurar por essa informação. É que o Planalto deverá divulgar essa mensagem a qualquer momento.
Pessoas que estão dentro do Auxílio Brasil e que moram em cidades atingidas pelas chuvas nas últimas semanas podem receber essa informação. São brasileiros que moram em municípios que ficam nas regiões sul da Bahia e norte de Minas Gerais. Nesses locais, tem muita gente sofrendo com os estragos causados por esses temporais.
É por isso que o Governo Federal decidiu começar os repasses do vale-gás nacional por este público. Quem está nestas condições e está na nova versão do Bolsa Família pode começar a procurar se vai receber o benefício nos aplicativos do Caixa Tem e também do Auxílio Brasil. Pelo menos é o que se sabe até aqui.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, que é o banco pagador do benefício, esses usuários irão pegar essa informação no campo dos lançamentos desse app. Por lá, eles saberão se receberão o vale-gás ou não. Como os pagamentos começam amanhã, o Governo deve dar essa informação a qualquer momento.
Sou vítima da chuva, mas não estou no Auxílio Brasil
Neste momento, muita gente que está sendo vítima das chuvas na Bahia e em Minas Gerais não está recebendo o Auxílio Brasil. Esses cidadãos querem saber se eles irão poder entrar no vale-gás nacional.
Pelo que se sabe a resposta é não. De acordo com o Governo Federal, para entrar no programa vai ser preciso não apenas ter Cadúnico, como também é importante estar dentro do Auxílio Brasil. Caso contrário, não dá para receber.
Uma saída para essas pessoas pode ser tentar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Na última semana, a Caixa Econômica Federal anunciou que os atingidos por essa tragédia poderão sacar esse dinheiro.
Estou no Auxílio Brasil, mas não sou vítima da chuva
Quem está no Auxílio Brasil mas não mora nos municípios atingidos por essa chuva vai poder receber o vale-gás. Mas isso não vai acontecer agora. De acordo com o Governo Federal, essas pessoas começam a receber o dinheiro só mesmo em janeiro.
Já há inclusive um calendário para isso. O primeiro pagamento para esse grupo acontece no dia 18 de janeiro e o último no dia 30 do mesmo mês. Segue valendo a mesma lógica do Auxílio Brasil de pagar sempre de acordo com o Número de Inscrição Social (NIS).
Calendário do vale-gás
Quem tem o NIS terminando em 1, por exemplo, recebe já no dia 18. Os pagamentos acontecem da mesma forma em que eles estão acostumados a receber o Auxílio Brasil, com as mesmas regras de movimentação e de saque.