Vale-gás: número de usuários deverá subir neste mês de abril

Vale-gás: mais pessoas devem entrar no programa em abril

Ministério da Cidadania ainda não divulgou o número de usuários do vale-gás em abril, mas quantidade deve aumentar

Quando o Governo Federal liberou os pagamentos de fevereiro do seu vale-gás nacional, pouco mais de 5 milhões de pessoas receberam o dinheiro do benefício em questão. Para este mês de abril, o Ministério da Cidadania ainda não divulgou nenhum tipo de número. Entretanto, é provável que a quantidade de beneficiários suba.

Há três semanas, o Ministério da Cidadania lançou uma espécie de nota técnica para tratar sobre o tema. Segundo a pasta, o objetivo central do Governo Federal é aumentar a quantidade de usuários do vale-gás nacional na mesma medida em que ele vai sendo pago. Então, por essa lógica, o número de abril será maior do que o de fevereiro.

Mas qual será o tamanho do aumento? Ainda não dá para saber oficialmente. O que dá para adiantar, é que deverá ser uma subida na casa das centenas de milhares. Algum número que fique entre 50 mil e 100 mil pessoas. Fontes do Ministério da Cidadania garantem que a elevação ficará em torno disso.

Caso se confirme, então o aumento em questão não seria suficiente para atender todos os indivíduos que estão aptos ao recebimento do benefício. De acordo com indicações do próprio projeto que cria o vale-gás nacional, mais de 24 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do vale-gás neste momento.

Mas, como dito, apenas pouco mais de 5 milhões estão dentro da folha de pagamentos. Tudo isso significa dizer que mesmo que o Governo aumente o número de usuários do vale-gás neste mês de abril, a fila de espera ainda deverá seguir. E não há previsão para que ela acabe neste momento.

Não consegui receber nada ainda

Uma parcela da população diz que ainda não conseguiu receber nenhum pagamento do vale-gás nacional. Esse público precisa conferir se a sua situação se encaixa naquela que está sendo exigida pelo Governo Federal.

Lembrando que as regras gerais do programa exigem inscrição ativa no Cadúnico ou ao menos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, é preciso ter uma renda per capita familiar mensal de até meio salário mínimo.

Se o cidadão se encaixa nessas regras, então ele precisa apenas esperar pela seleção do Ministério da Cidadania. Como dito, algumas pessoas conseguirão entrar no benefício agora em abril. Outras terão que esperar mais um pouco.

Preciso solicitar o vale-gás nacional?

Não. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, ninguém precisa solicitar o dinheiro do vale-gás nacional. Eles analisam os dados já existentes no sistema do próprio Cadúnico e também do INSS.

Algumas quadrilhas estariam se aproveitando deste momento em que parte da população ainda tem muitas dúvidas, para aplicar golpes e colecionar vítimas. É importante lembrar que o Governo não envia nenhum formulário de inscrição para o vale-gás.

Caso o cidadão receba alguma mensagem afirmando isso, a dica da Polícia Federal (PF) é bloquear o número de envio e desligar o telefone celular por, no mínimo, 10 minutos. A prática pode evitar que a quadrilha se aposse das suas informações básicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.