O Governo Federal está começando nesta segunda-feira (14), os pagamentos da segunda leva do seu vale-gás nacional. De acordo com as informações do Ministério da Cidadania, a ideia é fazer repasses de R$ 50 pelas próximas semanas. O programa está atendendo neste momento algo em torno de 5,6 milhões de pessoas.
Isso representa um aumento de 100 mil indivíduos em relação ao que se viu nos pagamentos da primeira leva. Em janeiro, ainda de acordo com dados do Ministério da Cidadania, cerca de 5,4 milhões de pessoas pegaram o benefício. Além deles, outros 100 mil tinham recebido o montante ainda no último mês de dezembro do ano passado.
De acordo com o Ministério da Cidadania, esses 100 mil usuários que entraram no programa agora em fevereiro são pessoas que cumprem todos os requisitos de entrada no projeto. Não está claro, no entanto, se algum deles pertencem ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Governo não fez essa distinção.
O que dá para adiantar é que não deu para colocar todo mundo que poderia fazer parte do benefício. Então a fila de espera para o programa continua existindo e segue contando com quase 18 milhões de pessoas. São brasileiros que ainda esperam pela oportunidade de entrar no projeto em questão.
O Governo Federal segue afirmando que vai inserir mais gente nos próximos meses. Mas eles estão dizendo que isso vai acontecer de forma gradativa. Com essa declaração, dá para dizer que a fila de espera para entrada no vale-gás nacional deverá seguir existindo. Pelo menos essa é a expectativa de momento.
Número de usuários
De qualquer forma, o Governo Federal segue garantindo que vai seguir fazendo as entradas até que o número de usuários do vale-gás nacional seja o mesmo do Auxílio Brasil, programa que atualmente atende cerca de 18 milhões de pessoas.
Acontece, no entanto, que isso ainda vai demorar para acontecer. O plano do Governo Federal é seguir esses essas novas entradas gradativas até que em setembro de 2023 os usuários possam se equiparar aos do Auxílio Brasil
Por enquanto, o plano do Governo Federal é dar preferência no vale-gás para as pessoas que estão no Auxílio Brasil e que estejam em situação de extrema-pobreza. As famílias mais numerosas também poderão ter mais chances.
Vale-gás
De acordo com o Governo Federal, os pagamentos do vale-gás nacional começaram ainda no final do último mês de dezembro do ano passado. De acordo com as informações oficiais, naquele primeiro momento apenas cerca de 100 mil pessoas pegaram esse dinheiro.
É que naquela situação, o Governo decidiu ajudar apenas os usuários que estavam morando nas regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e no Rio de Janeiro. Pelo menos é isso o que se sabe até aqui.
Em fevereiro, cerca de 5,6 milhões de brasileiros estão recebendo o dinheiro em questão. Para este mês, o Governo Federal anunciou que está pagando R$ 50 para cada um dos beneficiários do projeto.