Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como acontece a questão do rotativo

A procura pelo rotativo do cartão de crédito está sendo a maior nos últimos anos

Chegou o final do mês e, junto, os boletos para pagamento. Nisso, está incluído a fatura do cartão de crédito e, ao abrir o documento, você toma um susto e pensa logo em uma alternativa muito comum para fazer a quitação do débito: o pagamento mínimo do cartão.

Muitos brasileiros escolhem em fazer o pagamento mínimo do cartão, porém, será que é um serviço vantajoso? Essa opção de pagamento mínimo é uma modalidade bastante utilizada pelas pessoas que não tinha ou não tem o valor total de sua fatura. Aqui no Notícias Concursos, entenderemos mais sobre essa modalidade.

Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão?

Conforme os dados do Banco Central, a taxa de juros do pagamento rotativo do cartão está em torno de 330% ao ano. Dessa forma, pode elevar os valores em abertos no saldo final do cartão. Porém, muitos brasileiros não têm outra alternativa.

Para evitar que surja um problema maior, é recomendável que você reduza as despesas com o meio de pagamento e procure quitar o valor total da fatura. Entretanto, em meio a possíveis imprevistos, a solução é fazer o pagamento inferior e contar com os encargos para o mês seguinte.

Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como acontece a questão do rotativo
Vale a pena fazer o pagamento mínimo do cartão? Saiba como acontece a questão do rotativo – Freepik

Como funciona o pagamento rotativo?

O valor mínimo da fatura do cartão de crédito deve ser de, pelo menos, 15% do saldo final para pagamento. Caso você escolha essa forma de pagamento, serão acrescidos cerca de 20% sobre o saldo que não foi pago.

Essa categoria de pagamento tem vantagens e desvantagens para os usuários de cartão de crédito. Contudo, quem escolhe essa forma de pagar o cartão, pode continuar usando o meio de pagamento, porém, a pessoa deve estar ciente do montante para o mês seguinte.

Como dica, o melhor é não atrasar o pagamento do cartão de crédito. Mas, caso seja impossível, faça o pagamento mínimo e evite incluir novas despesas e, assim, você evitará o bloqueio do cartão e não ficará inadimplente.

Dessa forma, a melhor opção para o usuário é não gerar despesas desnecessárias no cartão de crédito e evitar as compras por impulso. Assim, o cliente pode aproveitar o seu cartão e desenvolver um planejamento melhor sobre os seus gastos, sem recorrer ao pagamento mínimo do cartão. Entretanto, é importante falar que, a procura pelo rotativo do cartão de crédito nos últimos anos, está sendo a maior dos últimos tempos. Isso segundo as informações reveladas pelo Banco Central.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.