Score 800 é bom para cartão de crédito? Entenda como funciona a pontuação

Você já deve ter ouvido falar que ter um bom score de crédito é importante para conseguir um cartão de crédito com melhores condições, como limite mais alto, taxas de juros mais baixas e anuidade grátis. Mas o que é o score de crédito e como ele é calculado? E mais importante: score 800 é bom para cartão de crédito?

A seguir, confira a nossa matéria na íntegra e entenda tudo sobre o score, como ocorre o seu cálculo e veja também qual é uma pontuação boa para adquirir um cartão de crédito.

O que é o score de crédito e como ele funciona?

O que é o score de crédito e como ele funciona?
O que é o score de crédito e como ele funciona? Imagem: Canva

O score de crédito é uma pontuação que varia de 0 a 1000 e que indica o seu grau de confiança como pagador. Assim, quanto maior o seu score, maior é a probabilidade de você honrar seus compromissos financeiros e, portanto, menor é o risco de inadimplência para as instituições financeiras.

Empresas como o Serasa e o SPC são responsáveis por calcular o score de crédito. Para isso, elas levam em conta diversos fatores, como:

  • O seu histórico de pagamento de contas, como faturas de cartão de crédito, boletos, empréstimos, financiamentos, entre outros;
  • O seu relacionamento com o mercado de crédito, como a quantidade e o tipo de produtos financeiros que você possui ou solicita, como cartões de crédito, cheque especial ou crediário;
  • O seu perfil de consumo, como renda, idade, estado civil e profissão.

Afinal, score 800 é bom para cartão de crédito?

Cada empresa tem a sua própria metodologia e critérios para calcular o score de crédito, por isso, o seu score pode variar de uma empresa para outra. Além disso, o score de crédito é dinâmico e pode mudar a qualquer momento, conforme o seu comportamento financeiro.

Mas afinal, score 800 é bom para cartão de crédito? A resposta é: depende. Isso porque, cada instituição financeira tem a sua própria política de concessão de crédito.

Assim, pode definir o score mínimo que considera adequado para cada tipo de produto. Por isso, não há uma regra geral que determine qual é o score ideal para conseguir um cartão de crédito.

No entanto, de forma geral, podemos dizer que o score de crédito é dividido em faixas de risco, que podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Score de 0 a 300: risco muito alto de inadimplência
  • Score de 301 a 700: risco médio de inadimplência
  • Score de 701 a 1000: risco baixo de inadimplência

Nesse sentido, podemos concluir que um score de 800 é considerado um bom score de crédito, pois indica que você tem um risco baixo de inadimplência. Portanto, tem mais chances de conseguir um cartão de crédito com boas condições.

Mas isso não significa que você terá o seu pedido de cartão de crédito aprovado automaticamente, pois outros fatores também podem influenciar na análise de crédito, como a sua renda, o seu CPF e o seu histórico de relacionamento com a instituição financeira.

Como aumentar o score de crédito?

A formação da pontuação score depende de inúmeros fatores. Sendo assim, não existe uma regra definitiva ou mesmo uma fórmula mágica para aumentar a pontuação.

De maneira geral, a melhor forma de aumentar o score de crédito é cuidando da sua saúde financeira. Nesse sentido, confira algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a sua pontuação:

  • Pague as suas contas em dia, evitando atrasos e multas;
  • Negocie e quite as suas dívidas, se houver, limpando o seu nome;
  • Controle o seu orçamento, evitando gastar mais do que ganha;
  • Poupe e invista o seu dinheiro, buscando aumentar o seu patrimônio;
  • Solicite e use o crédito de forma consciente, evitando o endividamento e o superendividamento.

Seguindo essas dicas, você poderá melhorar o seu score de crédito e ter mais chances de conseguir um cartão de crédito que atenda às suas necessidades e expectativas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.