Vale a pena abrir um salão de beleza? Entenda riscos e vantagens do negócio

Saiba se vale a pena investir nesse ramo de beleza

As pessoas estão cada vez mais se preocupando com a estética. Agora, não só as mulheres estão se esbaldando nos procedimentos estéticos, mas os homens também aderem cada vez mais a esse ramo. Mas, ainda que a área da beleza esteja com a demanda maior, vale a pena abrir um salão de beleza? Neste post, entenda riscos e vantagens do negócio.

Hoje, homens, mulheres e também crianças frequentam os salões de beleza de forma assídua. Além disso, ainda possuem aqueles locais preferidos e que passam confiança. Afinal, ninguém realiza procedimentos estéticos e de beleza em qualquer lugar.

Vale a pena abrir um salão de beleza?

Bom, ainda que se tenha o desejo de abrir um negócio pequeno ou grande, a área da beleza tem bastante espaço para aqueles que trabalham com comprometimento e qualidade. Ainda mais, para aqueles que possuem diferenciais competitivos independentemente da área.

Portanto, o ideal a se fazer é que o empreendedor procure um nicho da área que ele tenha bastante habilidade. Com isso, é mais fácil ter diferenciais que o farão se destacar. Dessa maneira, saiba quais são as vantagens e desvantagens em abrir um salão de beleza, no próximo tópico.

Vale a pena abrir um salão de beleza? Entenda riscos e vantagens do negócio. Foto: Canva Pro

Riscos e vantagens do negócio

A área que envolve salões de beleza no Brasil é bastante ampla. Porém, esse tipo de serviço possui diversas carências no que diz respeito à estrutura. Primeiramente, as normas legais nas relações jurídicas de natureza civil, tributária, trabalhista de exercício profissional e comercial da atividade não são definidas.

Além disso, muitos empreendedores não sabem gerir seus negócios. Assim como, também desconhecem as normas técnicas, sanitárias e ambientais de funcionamento. Consequentemente, muitos negócios tendem a fechar devido às situações precárias de atendimento ou ao grau de informalidade.

Porém, ainda assim, os salões de beleza continuam a crescer no país. Hoje, se encontram em atividade aproximadamente 300 mil negócios formalizados nas categorias MEI, Micro e Pequena Empresa.

A propósito, as estatísticas afirmam que aproximadamente sete mil salões de beleza são abertos por mês no país, grande parte como microempreendedores individuais.

Investir ou não no mercado da beleza?

O mercado da beleza é extremamente amplo e se você está lendo este post certamente possui interesse na área. Então, saiba que existem diversas possibilidades para investir no ramo da beleza: clínicas de estética, ginástica, perfumaria, cirurgias plásticas. Ou seja, tudo isso faz parte da área da beleza.

Sendo assim, a primeira vantagem desse setor é a sua crescente expansão no Brasil. O mercado da beleza se desenvolve e prospera ainda que a situação econômica esteja instável. Isso porque os procedimentos estéticos passam a ser essenciais para as pessoas que os realizam.

Por exemplo, imagine uma pessoa que realiza depilação mensalmente e fica com a situação financeira apertada. Então, por mais difícil que esteja para ela economicamente, deixar de se depilar será muito difícil. Afinal, os pelos irão incomodá-la diariamente até que ela encontre uma forma de pagar pelo procedimento.

Outra vantagem do mercado da beleza é que você pode escolher se quer trabalhar oferecendo seus serviços ou vendendo produtos. Mas pode optar também pelos dois.

Em salões de beleza, por exemplo, é possível oferecer os serviços de cabelereiro e manicure. Assim como, realizar a venda de produtos capilares ou esmaltes para os clientes. Certamente, o cliente confiará em sua consultoria para adquirir um produto capilar de qualidade e você pode oferecer isso a ela direto do seu salão.

Atuar de forma tão diversificada é muito vantajoso, pois ajuda o empreendedor a manter sua situação econômica estável.

Demais vantagens de abrir um salão de beleza

O mercado da beleza, como mencionado anteriormente, é muito amplo. Por isso, possui inúmeros ramos, fazendo com que você encontre muitas opções de serviços e/ou produtos para investir.

Isto é, existem aqueles que trabalham com cosméticos, outros com procedimentos estéticos. Enquanto outros com maquiagem, sobrancelha, cabelo, unhas, enfim, opções não faltam. Dessa maneira, saiba que essa é uma enorme vantagem! Assim, você pode escolher o ramo com o qual se identifica mais e realizar seu investimento.

A demanda da área da beleza também é bastante significativa. Ainda, segundo o IBGE os brasileiros investem mais em procedimentos estéticos que em alimentação. Sendo assim, o mercado da estética e beleza possui demanda o ano todo, não há época ruim.

Homens e mulheres de qualquer idade ou classe social podem se interessar por serviços e produtos ligados à beleza e isso corresponde a uma das principais vantagens de se investir nesse ramo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.