Vagas de TI: saiba como encontrar a sua

As oportunidades para profissionais do setor aumentaram 136% em 2021

Mesmo com a pandemia, que causou uma retração na economia do país, o setor de tecnologia vem apresentando um crescimento exponencial. A princípio, o aumento nas vagas de emprego relacionadas, mostra que a categoria se destaca no cenário nacional.

Ademais, a maioria das oportunidades que surgiram no ano passado estão relacionadas ao trabalho remoto, cerca de 90%. Neste ano, a  probabilidade é de que se abram mais 15 mil novas vagas para profissionais de tecnologia da informação.

O cenário é favorável. Há uma procura por uma digitalização dos processos de gestão empresariais. Desse modo, as empresas estão em busca de uma modernização de sua metodologia de trabalho, o que faz com que o setor tenha uma grande demanda.

Mais Trabalho RJ reúne mais de 3.680 vagas de trabalho

Profissão em alta

Os salários e as facilidades oferecidas são bastante expressivos, devido ao fato de haver no mercado uma escassez de profissionais especializados. Aliás, são inúmeras as oportunidades, o especialista em tecnologia é muito valorizado. A média salarial é de R$7.000 a R$10.000.

Os profissionais mais procurados são os desenvolvedores especializados em back-end, full stack, mobile e front-end. Em suma, a maioria das pessoas que atuam nessas áreas vem trabalhando remotamente, principalmente após o lock down causado pela pandemia de covid.

Uma outra visão deste cenário favorável para os profissionais de TI é a busca por desenvolvedores com inglês fluente. Empresas estrangeiras estão de olho nos especialistas brasileiros. Sobretudo, como eles podem atuar remotamente, há várias vagas de TI disponíveis para quem possui esta experiência.

Quem está procurando emprego na área deve ficar atento às oportunidades que estão surgindo. Do mesmo modo, o candidato deve ter em mente que é preciso investir em seu desenvolvimento para se destacar e aproveitar esse cenário de crescimento na sua área de atuação.

Entrevista de emprego: dicas de postura e narrativa para o candidato

Aproveitando as oportunidades

Para o profissional de tecnologia se destacar no mercado, vale a utilização de algumas estratégias, a fim de mostrar  a sua cara e seus talentos. Nesse sentido, uma boa dica é utilizar as redes sociais para entrar em contato com novas empresas e instituições.

Uma outra estratégia que pode ter bons resultados é a procura por vagas em empresas estrangeiras. Dessa forma, com um domínio do inglês e uma especialização, o profissional pode encontrar trabalho em companhias internacionais.

As empresas de RH também são aliadas importantes. O profissional pode se candidatar a várias vagas oferecidas por estas empresas de recrutamento. Afinal, com um bom currículo e especialização, o profissional pode encontrar oportunidades interessantes.

Profissionais da área de tecnologia não precisam mais ficar restritos a trabalhar em empresas de TI.  Atualmente, o mercado se ampliou, é possível atuar em companhias de varejo, saúde, multinacionais, bancos, e muito mais.

Uma boa estratégia para encontrar oportunidades relacionadas é ingressar em grupos de discussão, comunidades, fóruns disponíveis nas redes sociais e em plataformas especializadas. Dessa maneira, o profissional terá contato com colegas de profissão e empresas em busca de colaboradores.

Especialização 

Para que o profissional se destaque no mercado de trabalho, uma boa dica é fazer cursos técnicos em uma área específica. Existem escolas com contato direto à empresas que necessitam de especialistas. Acima de tudo, quem atua na área e faz esses cursos têm grandes chances de contratação.

Estes cursos não são longos, a maioria é de dois anos. Existem escolas que oferecem bolsas de estudo, enquanto outras especialização a valores irrisórios. Em conclusão, quem deseja ingressar no setor tecnológico deve se aprofundar na área de atuação pretendida.

Concurso INSS 2022: pedido é analisado por secretaria responsável pela autorização

Vagas de TI

O setor de TI vem sendo cada vez mais valorizado, com empresas em busca de uma digitalização de seus processos e metodologia de trabalho. O especialista tecnológico que está em busca de um emprego, têm muitas oportunidades e precisa ficar atento ao que está acontecendo no mercado.

O profissional interessado em entrar neste setor também deve ficar atento a seu perfil nas redes sociais. O Linkedin, por exemplo, é uma ótima plataforma para mostrar suas aptidões e é muito procurado por empresas que necessitam encontrar um profissional da área.

É importante ressaltar, que quem deseja ingressar nesta área de atuação, deve focar seus interesses em um setor específico, e garantir uma aptidão, colaborando para a otimização e digitalização dos processos empresariais. As empresas vêm buscando profissionais da área, que possam contribuir para o seu desenvolvimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.