O C6 Bank vem recebendo diversas reclamações nos últimos tempos, desde a cliente que recebeu seu cartão de crédito com o sobrenome escrito “Vagabunda” até problemas com o PIX. Nesta quarta-feira (13) internautas afirmam que o Pix “sumiu” do aplicativo, ou não conseguem completar as transferências.
O caso da mulher, que preferiu não ser identificada, teve o sobrenome trocado pelo xingamento de “vagabunda” no cartão de crédito do banco digital C6 Bank. A cliente, de 29 anos, entrou com processo por danos morais e pede indenização de R$ 50 mil.
O início das queixas do Pix contra C6 Bank se deu ainda durante a manhã e está em crescente desde então, sem qualquer normalização, como mostra o gráfico do site DownDetector, registrado durante a produção desta notícia.
Reclamações do Pix
Dentre as reclamações na plataforma online, 84% das notificações foram relacionadas ao serviço de pagamento instantâneo do Pix. Os demais incluem login no aplicativo móvel (8%) e cartão de crédito (8%).
Alguns usuários também têm se manifestado no Twitter, com relatos de que precisam pagar os boletos e não conseguem. Isso se deu pela falta de opção do Pix, ou ainda pela não entrada de alguma transferência de quantia pequena por esse método. Uma das clientes da plataforma disse: “Um simples pix de 20 reais é feito e NÃO ENTRA NA CONTA!!!! Acabei de abrir conta no @C6Bank e já vou encerrar”.
Quando questionados sobre a normalização do sistema, o banco informou que já estavam trabalhando para que as transferências Pix fossem normalizadas. Além disso, a empresa sugeriu aos clientes para ficarem atentos quanto ao aplicativo.
Cartão do C6 Bank com o nome “errado”
Alguns bancos permitem que os clientes escolham o nome que será exibido em seus cartões, mas isso pode acabar criando situações inusitadas. No caso da cliente que teve seu nome trocado para o xingamento “Vagabunda”, o C6 Bank afirmou que a usuária fez o acesso no aplicativo do banco, solicitou o novo cartão e autenticou a transação com senha por conta própria:
“Checamos os logs de acesso ao nosso app e, segundo os registros, o pedido do cartão com o nome foi feito pelo aplicativo da usuária, em transação autenticada por senha, sem interferência de nenhuma pessoa no processo. A cliente poderá fazer a reemissão do cartão sem nenhum custo”, disse a empresa.
O advogado da cliente descreve este caso como “humilhante e vexatório”. Segundo ele, a usuária do C6 Bank pediu um cartão de crédito, que foi recebido em dois dias. Na correspondência o nome estava correto, mas o cartão continha o xingamento no lugar do sobrenome.
Descontentamento da cliente
Discordando da declaração do C6 Bank, a cliente do banco virtual não vê o “porquê” de ter pedido o próprio cartão com o sobrenome trocado por um xingamento. “Fiquei revoltada, não entendi a situação. Jamais eu pediria meu próprio cartão com esse nome. Tinha gente em casa, fiquei constrangida. Me senti humilhada, fiquei sem jeito e sem saber o que estava acontecendo. Será que eles [banco virtual] não viram que isso é uma ofensa?”, indagou.
Em conversa com o g1, a mulher ainda detalhou que possui conta no C6 Bank há mais de um ano. Segundo ela, duas tentativas de compras recentes foram frustradas, mesmo com dinheiro na conta.