A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão analisando a possibilidade de criar um vestibular seriado para ingresso de novos alunos em seus cursos de graduação.
O projeto das três instituições visa adotar um processo seletivo seriado para estudantes da rede estadual de São Paulo. Nesse sentido, a cada ano do Ensino Médio, o estudante passaria por uma avaliação. Somente ao concluir essa etapa de ensino e a 3ª e última etapa do vestibular seriado o estudante concorre às vagas ofertadas pelas instituições. A classificação dos candidatos seria feita a partir da soma das três notas obtidas ao final de cada série do Ensino Médio.
Desse modo, os estudantes aprovados nesse processo seletivo seriado não precisariam passar pelos vestibulares tradicionais ou pelas seleções feitas com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O projeto pretende avaliar os estudantes por meio das notas obtidas no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). O sistema de avaliação aplicado pelo governo paulista que tem como objetivo medir o desempenho escolar do estado.
De acordo com a USP, a proposta ainda está em fase de discussão interna entre as três instituições. Caso o projeto seja aprovado, o Saresp deverá passar por alguns ajustes pois as provas da avaliação somente são aplicadas para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
Ainda de acordo com a universidade, a ideia é de que 10% das vagas ofertadas anualmente pelas universidades sejam ofertadas através do vestibular seriado.
Formas de ingresso
Atualmente, a USP, a Unicamp e a Unesp contam duas principais formas de ingresso. Além dos seus respectivos vestibulares tradicionais, realizados pela Fuvest (USP), pela Comvest (Unicamp) e pela Vunesp (Unesp), as universidades permitem o ingresso em seus cursos de graduação via notas do Enem.
A USP realizou neste ano a 1ª edição da seleção Enem-USP. Já a Unesp e a Unicamp já vem realizando há alguns anos os processos seletivos Unesp-Enem e Enem-Unicamp. A Unicamp conta também com vestibular específico para ingresso de estudantes indígenas.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!