USP aprova saída do SiSU e vai adotar seleção própria via notas do Enem

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou nesta semana a adoção de um novo sistema de ingresso nos cursos de graduação através do aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com isso, a USP substituirá o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), programa do Ministério da Educação (MEC).

A substituição do SiSU por um sistema de seleção próprio já vinha sendo estudada pelo Conselho de Graduação da USP. De acordo com o Conselho, o principal objetivo é a adequação do calendário acadêmico. Com o novo sistema, a USP vai sincronizar o ingresso de alunos via notas do Enem com o calendário dos aprovados pela Fuvest, fundação que prepara o vestibular da universidade.

Enem-USP

O novo sistema nomeado Enem-USP passará a valer já para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, de modo que a USP não vai aderir ao SiSU 2023. Conforme informado pela USP, com o novo modelo, os candidatos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas obtidas no Enem.

De acordo com a USP, esse novo sistema vai facilitar também o trabalho das comissões de heteroidentificação implementadas a partir deste ano. As comissões irão averiguar a autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos.

A universidade informou ainda que os estudantes poderão participar da prova da Fuvest e do novo sistema simultaneamente, mas a seleção vai privilegiar a nota da Fuvest, caso o candidato seja selecionado nos dois processos.

A USP deve divulgar em breve mais detalhes sobre o processo seletivo Enem-USP, como procedimentos de inscrição e datas.

Neste ano, a universidade está ofertando 11.147 vagas para ingresso nos cursos de graduação. Do total, 8.211 vagas são para o Vestibular Fuvest 2023, enquanto outras 2.936 vagas serão para a seleção do Enem-USP.

Acesse o site da USP para mais informações.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UPE libera locais de prova da 3ª etapa do SSA 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.