Usos da palavra “se”: um resumo completo

Confira!

Os usos da palavra “se”: um resumo para as suas provas

A palavra “se” pode ser usada com diversas funções dentro da língua portuguesa e é justamente por isso que os seus usos provocam muitas dúvidas entre os alunos.

Porém, devemos ter em mente que o conhecimento das principais funções e usos do “se” são abordados com muita frequência por questões de português dentro das principais provas do país, com um destaque para o ENEM, os concursos e os vestibulares.

Assim, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre os usos da palavra “se”. Vamos conferir! 

Usos da palavra “se”: pronome apassivador

A palavra “se” pode ser usada como um pronome apassivador. Nesse caso, o “se” está ao lado de um verbo transitivo direto acompanhado de objeto direto.

Exemplo: Alugam-se carros.

Usos da palavra “se”: parte integrante do verbo

Como parte integrante do verbo, o “se” possui a função de integrar os verbos pronominais. Exemplo: As meninas se encantaram com a quantidade de casas.

Usos da palavra “se”: pronome reflexivo

A palavra “se” adquire a função de pronome reflexivo quando o sujeito de uma determinada frase pratica uma ação sobre ele mesmo. Nesses casos, o “se” normalmente aparece ao lado de um verbo transitivo direto.

Exemplo: O filhote estava se lambendo. 

Usos da palavra “se”: pronome reflexivo recíproco

A palavra “se” irá atuar como um pronome reflexivo recíproco quando o sujeito da frase praticar uma determinada ação sobre outro elemento e, ao mesmo tempo, esse outro elemento também praticar uma ação sobre o sujeito ou elemento.

Exemplo: Giovanna e Tiago se olharam.

Usos da palavra “se”: partícula expletiva 

A palavra “se” irá adquirir a função de partícula expletiva quando, em uma frase, ela estiver ao lado de um verbo intransitivo. A partícula expletiva, também chamada de partícula de realce, não possui nenhuma função gramatical no interior das frases.

Exemplo: Foi-se embora para sempre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.