Urgente! ÚLTIMO dia para complementar inscrição do FIES; veja como fazer

Prazo iniciou na semana passada

É preciso correr, pois o prazo para complementar a inscrição do Fies (Fundo?de Financiamento Estudantil) termina nesta terça-feira (26).

Para tanto, os candidatos pré-selecionados devem acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Aliás, por ele também é possível conferir a classificação no processo de pré-seleção.

A saber, nesta edição do programa foram ofertadas mais de 67 mil vagas, destinadas a 1.260 instituições privadas de ensino?superior.

Etapa de complementação na inscrição do Fies

Importante! Depois da complementação da inscrição do Fies, cada candidato deverá validar as?informações declaradas no ato da inscrição.

A saber, o prazo para a validação é de até cinco dias úteis, após a data da complementação da inscrição, que precisa ser realizada diretamente na instituição de ensino superior para a qual o estudante foi pré-selecionado.

Lista de espera

Atenção! Os candidatos?que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies constarão, automaticamente, na lista de espera.

Ainda mais, de acordo com o cronograma previsto no?Edital nº 10/2024, a lista de espera serve para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Isso, observada a modalidade de vaga e a ordem de classificação.

A eventual pré-seleção de candidatos listados na espera ocorrerá durante o?período?de 28 de março a 30 de abril, também pelo Portal Único de Acesso.

Fies Social

Em 2024, diferente do que aconteceu em outros anos, 50% das vagas são reservadas para o Fies Social. Tal iniciativa é voltada a atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo – e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Então, com a mudança, esse grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais.

Dessa forma, a partir deste ano, com o Fies Social, o Ministério da Educação visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda.

Sendo assim, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.

Financiamento

O Fies, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes dele, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Em suma, o sistema analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes por meio de um processo de avaliação que leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.

Com informações do Ministério da Educação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.