Urbanização: definição e aspectos gerais

Aquilo que você precisa saber

Urbanização: um resumo completo sobre o tema

O termo “urbanização” envolve uma série de transformações e processos que provocam o crescimento da população das cidades sobre aquele do campo.

O assunto é muito amplo e muitos de seus aspectos são cobrados por questões de geografia das principais provas do país, incluindo o ENEM e os vestibulares.

Dessa maneira, para que você compreenda o fenômeno em sua totalidade, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre a urbanização. Confira!

Urbanização: introdução

Como mencionado, a urbanização é um fenômeno caracterizado por um maior crescimento da população urbana em relação à população rural. Assim, podemos dizer que o processo está diretamente relacionado ao êxodo rural.

Além disso, o processo de urbanização está diretamente relacionado ao aumento da concentração urbana e ao desenvolvimento dos centros urbanos.

Urbanização: causas

Diversas são as causas que provocam o processo de urbanização. Porém, devemos ter em mente que elas variam de acordo com a economia do país em que o mesmo ocorre.

Nos países considerados desenvolvidos, por exemplo, podemos destacar a mecanização das atividades agrícolas e a industrialização. Nos países emergentes, por sua vez, pode-se observar a chegada de empresas transnacionais que se instalam no local e geram empregos, atraindo milhares de pessoas para os centros urbanos. Por fim, em países subdesenvolvidos, as atividades agrícolas são predominantes e as condições de trabalho ruins no campo e a concentração de terras são motivos que provocam o êxodo rural.

Urbanização: as megacidades

O termo “megacidades” faz referência aos centros urbanos que possuem uma elevada densidade populacional, caracterizados pela presença de mais de dez milhões de habitantes.

Dados estimam que em até 3 anos a aceleração do processo de urbanização nos países subdesenvolvidos acontecerá com maior intensidade do que nos países que já são desenvolvidos.

Existem 28 megacidades atualmente, sendo 4 na América Latina, 16 no continente asiático, 3 na África, 2 na América do Norte e 3 no continente europeu. Porém, estatísticas afirmam que existirão cerca de 41 megacidades no ano de 2030.

Dessa maneira, podemos perceber que as próximas décadas serão marcadas por transformações profundas em relação à distribuição da população global e também ao tamanho dos centros urbanos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.