Universidade lança gibis para ensinar educação financeira a alunos da rede básica

Um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) quer levar educação financeira para crianças na rede básica.

Trata-se do programa ‘Educação Financeira para toda a Vida’, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), cujos participantes tiveram a ideia de elaborar gibis infantis para ensinar o tema de forma lúdica.

O professor Wenner Glaucio Lopes Lucena, que lidera o projeto, a ideia partiu ao ver que as aulas de educação financeira não tinham grande adesão dos alunos. Desse modo, os livros foram pensados para serem mais divertidos.

“Queremos ensinar as questões financeiras do cotidiano. Portanto, nessa perspectiva, esperamos torná-las adultos mais conscientes financeiramente, e nada melhor que histórias para educá-las nesse mundo das finanças pessoais”, destacou o docente.

São ao todo quatro gibis:

  • ‘A árvore dos desejos’;
  • ‘A caixa forte do dinheiro’;
  • ‘A estrada das finanças’;
  • ‘Economizando no dia a dia’.

E de acordo com o professor, a instituição quer produzir um novo exemplar a cada bimestre.

“Já pensou quantas crianças estarão se educando de forma lúdica sem ser algo chato e cansativo? Vamos mudar a forma de pensar delas e os frutos serão colhidos no futuro!”, destacou o professor Wenner.

No desenvolvimento dos gibis, a extensão teve a parceria da plataforma Traders Club School, que ajudou no design e divulgação do trabalho.

Projeto atinge crianças, jovens e adultos

Vale dizer que o projeto Educação Financeira da UFPB não é recente. Ele nasceu há 10 anos e atende não somente crianças, como também jovens e adultos.

Além dos gibis, o programa confere aulas ministradas na Escola de Educação Básica (EEBAS); a pesquisa de preços nos Supermercados do Estado da Paraíba; a realização da II Olimpíada Brasileira de Educação Financeira; a promoção da IV Olimpíada Paraibana de Educação Financeira; o aplicativo ‘Simula OBEF’; e paródias com base em músicas e rimas.

O material foi disponibilizado gratuitamente e pode ser baixado por meio deste link.

E então, gostou de conhecer o projeto?

Não deixe de ler também – Governo busca implementar Educação Financeira nas escolas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.