A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) definiu as regras para a retomada das atividades práticas presenciais. A instituição publicou nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, o conjunto de medidas por meio de resolução.
De acordo com o documento, entre as medidas adotadas pela Unicamp figuram a testagem (teste RT-PCR) e a imunização completa, com dose única ou com as duas doses da vacina contra a covid-19. Essa regra vale para alunos e também para docentes e funcionários, que devem apresentar comprovantes.
A retomada presencial dos alunos de graduação, de pós-graduação e dos estudantes de colégios técnicos é facultativa. Conforme decisão da Unicamp, a retomada abrange também o período de cursos de verão. No entanto, incialmente, apenas as aulas práticas devem ser presenciais.
“O retorno presencial dos alunos não será obrigatório e poderá ocorrer através de atividades educacionais opcionais, como resolução de exercícios e demonstrações práticas, mediante escala em rodízio, a ser autorizada pelo dirigente do Instituto, Faculdade e Colégio Técnico”, diz a resolução GR 63/2021.
Alunos devem seguir algumas regras
Além disso, a resolução, publicada especificamente para orientar os alunos, indica que todos aqueles que estiverem nas aulas presenciais nos campi deverão observar as seguintes medidas sanitárias:
- I – Uso obrigatório de máscara durante o período de permanência nas dependências da instituição;
- II – Distanciamento social de, pelo menos, 1,5 metro entre as pessoas;
- III – Higiene frequente das mãos.
De acordo com a resolução, as alunas gestantes deverão permanecer afastadas das atividades de estudo e pesquisa presencial, nos termos da Lei n.º 14.151/2021.
As aulas e atividades teóricas seguem no formato de ensino remoto neste ano e no período das disciplinas de verão de 2022.
Confira a resolução na íntegra.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFAM libera cartão de inscrição com locais de prova da 3ª etapa do PSC 2021.