O funcionamento das áreas de marketing e vendas ocorre de forma separada. Visto que o planejamento de marketing contempla a visibilidade da marca através das mídias sociais.
Por outro lado, a equipe de vendas costumava utilizar uma abordagem diferente, baseando seus argumentos em táticas de vendas difundidas na área comercial.
No entanto, essa desconexão se mostrou cada vez mais inviável para uma empresa atuante na era digital. Haja vista que os processos de Marketing e vendas são interligados de forma orgânica. Uma vez que o marketing digital atrai leads para a empresa, enquanto as vendas direcionam essa conversão.
Por isso, a união das áreas de marketing e vendas se tornou uma necessidade da atualidade. Principalmente para que o direcionamento ao cliente seja feita de forma assertiva, entregando ao cliente uma única cultura dentro dessa comunicação.
Sendo assim, ficou perceptível ao mercado que essas áreas trabalhando sozinhas se tornam contraproducentes. Por isso, a união das áreas de marketing e vendas está formalizada pelo conceito Smarketing ou Vendarketing, e mais recentemente, está sendo chamada de máquina de vendas.
Esse conceito possibilita que a empresa tenha um plano de ferramentas e processos abrangentes e tecnológicos que amparam essas áreas e atraem os clientes, otimizando a conversão. Ou seja, o funil de vendas fica otimizado e as etapas do processo de compra do cliente ficam muito mais agilizadas.
Por isso, essa união estratégica beneficia a empresa em várias vertentes, no entanto, para viabilizar essa união é necessário que a gestão da empresa invista em automação e integração. Uma vez que é necessário que os sistemas repassem informações de forma orgânica.
Portanto, essa abordagem aumenta os resultados e melhora as vendas, aumentando exponencialmente as taxas de conversão. Sendo assim, é importante que as empresas se adaptem ao mercado atual para que os setores entreguem aos clientes a mesma cultura e valores, mesmo que sejam fatores intangíveis.
Sendo assim, ao fazer uma união estratégica, a empresa pode direcionar o marketing de conteúdo para otimizar esse processo, educando a audiência para o seu produto ou serviço, melhorando seus resultados e se tornando um diferencial competitivo.
Portanto, essa união estratégica é uma adaptabilidade que reflete as dinâmicas do mercado e as tendências de consumo na era digital.