Redes Sociais Podem Ser Suas Aliadas na Busca Por Um Emprego

Imagem: Shutterstock

Desde1995 quando surgiu nos Estados Unidos a primeira rede social de nome Classmates que visava conectar os universitários deste país, muita coisa aconteceu até chegar aos dias de hoje.

O final dos anos 90 e início dos anos 2000 foi a explosão de redes sociais que caminhavam junto com a evolução da internet e ampliação de seus recursos e capacidade técnica na transmissão de dados com maior velocidade.

Hoje no ano de 2021, podemos recorrer a inúmeras redes sociais como o Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp, Telegram, LinkedIn para fazer muito mais que socializar e nos divertir com os memes mais hilários que aparecem a cada minuto.

As Redes Sociais se transformaram em um rico espaço para encontrar oportunidades profissionais.

Por isso, se você pretende encontrar um emprego usando este meio, é preciso aprender a fazer isto de uma forma mais profissional e eficiente.

Primeiros Passos

Se você está disposto realmente a encontrar uma boa oportunidade profissional é preciso, antes de tudo, repassar pelo seu perfil e conferir alguns pontos.

O perfil já é um modo de você se projetar, de fazer seu marketing pessoal. É por ali que você “se vende”.

A foto precisa estar de acordo com o que pretende encontrar. Pode ser uma vaga mais séria ou mais descontraída, mas sempre passe credibilidade. Afinal de contas se espera buscar um emprego sério, não pega bem fotos sem camisa tomando uma cerveja ou com aquele decote imenso não é mesmo?

As empresas ao receber uma solicitação de oportunidade já vão direto conhecer um pouco mais sobre este candidato.

Você pode também fazer dois perfis: um pessoal e um profissional. Use somente o profissional na busca do emprego e na hora de preencher o perfil coloque qual é sua profissão ou interesse profissional, onde estudou, que cursos fez, etc. Isto já oferece uma base de dados para o recrutador avaliar.

A Rede Social Mais Popular Entre os Profissionais

A rede social que mais tem o foco profissional é o LinkedIn. Neste espaço você preenche seu perfil profissional, quais seus interesses e solicita contatos com diferentes pessoas de distintos níveis e áreas de atuação. Estes contatos podem ser pessoas conhecidas, que conhecem outras pessoas e assim se forma o network

.

Pode-se seguir grandes empresas nacionais ou locais e se candidatar a vagas por ali também.

Muitas agências de emprego também estão nesta rede social profissional. É uma ferramenta muito útil.

Ao construir seu network nesta rede, você pode seguir pessoas que tem potencial em divulgar vagas e oportunidades profissionais.

Além deste recursos,  eventos e cursos são divulgados e você pode buscar seu aprimoramento com cursos EAD ou presenciais(quando não em pandemia, claro).

As outras redes sociais também se mostram eficientes. Comece a seguir empresas de seu interesse, agências de emprego, pessoas que divulgam vagas em grupos ou páginas específicas.

O Que Não Fazer Quando Estiver em Busca de Emprego nas Redes Sociais

É comum nos grupos abertos a divulgação de vagas. Mas infelizmente é muito comum também pessoas se lamentando, reclamando que determinada empresa não divulga o resultado do processo seletivo, que é um desrespeito ou ainda que X empresa pede experiência mas não dá oportunidade para quem está começando.

Fique muito atento para o que vamos frisar agora: jamais se lamente desta forma em redes sociais.

Se uma empresa que você mandou seu currículo ou que você demonstrou interesse vê você reclamando, se lamentando em um grupo público e ainda mencionando o nome da empresa; você nem será considerado para entrevistas.

Pessoas que usam redes para reclamar de empresas não são bem vistas e muito menos valorizadas em um processo seletivo.

Se você busca emprego, não deve sair chorando aos quatro cantos das redes falando mal de empresa X ou Y. Afinal qual empresa quer como empregado alguém que abra qualquer descontentamento para qualquer um ver? Onde fica a postura ética e profissional?

Ao invés de usar o espaço para lamentações, use os mecanismos de pesquisa para encontrar cursos EAD para se aprimorar.

Pesquise e-mail das empresas que você gostaria de trabalhar e envie seu currículo.

Nas redes sociais ao abordar o perfil de alguma empresa, seja o mais gentil possível e solicite informações se estão contratando e como você deve proceder.

Não fique cobrando feedbacks em redes sociais. Isto prejudica sua imagem e a imagem da empresa ao mesmo tempo.

Com postura ética e gentileza alcançamos grandes objetivos e mantemos contatos importantes em nosso network.

Seja proativo. Se você aparece em um grupo da sua cidade ou proximidades pedindo que alguém lhe passe os e-mails de determinadas empresas um recrutador pode estar ali e ver tal publicação.

Qual a impressão que sua publicação pode passar ao recrutador? Se a pessoa não consegue nem buscar por si só através de uma simples pesquisa os e-mails de empresas, qual será sua capacidade para trabalhar na empresa sozinha, tendo de se virar para cumprir alguma função?

É sempre bom pensar que grupos em redes sociais podem falar muito sobre candidatos a uma vaga de emprego.

Hoje em dia é extremamente comum que equipes de processos seletivos peguem um currículo, pesquisem a pessoa nas redes sociais e dali mesmo já tracem pontos positivos e negativos da pessoa.

Por isso, cuidado com o que você publica. É preciso se resguardar de situações que podem acabar por passar uma imagem de alguém que não está pronto para assumir responsabilidades e funções em uma empresa.

Invista em sua imagem, pratique o Marketing Pessoal. Estamos acessíveis a muitas abordagens de cunho profissional. Então é melhor ser adepto do bom senso e ter aquele feeling para o que deve e o que não ser feito enquanto procuramos emprego nas redes sociais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.