A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplica nesta terça-feira, dia 15 de novembro, as provas da 1ª fase do Vestibular 2023. De acordo com o edital, a aplicação será no período da tarde, das 14h às 19h. Os portões de acesso aos locais de prova serão fechados às 14h.
Segundo a Unesp, os locais de prova serão em 35 cidades, sendo 31 delas em São Paulo, e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os candidatos podem consultar os locais de prova no site da Fundação Vunesp.
Ainda de acordo com o edital, as provas da 1ª fase serão compostas por 90 questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio, sendo 30 sobre cada grande área a seguir:
- Linguagens e Códigos (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte);
- Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
- Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química).
Orientações
O horário de chegada ocorrerá em grupos com intervalo de 30 minutos para evitar aglomerações na entrada do prédio. Desse modo, o candidato deverá chegar rigorosamente no período estabelecido na convocação.
Conforme as orientações da Unesp, os candidatos devem se dirigir diretamente às salas de aula. É proibida a permanência em corredores e áreas externas para evitar contato entre os estudantes.
Além de documento oficial de identificação com foto, o candidato deverá levar caneta esferográfica de tinta preta e régua transparente.
2ª fase
A lista de aprovados na 1ª fase e os locais de realização das provas da 2ª fase serão conhecidos no dia 5 de dezembro. A 2ª fase está prevista para o dia 19 de dezembro. A prova da 2ª fase é constituída por uma redação e por questões discursivas sobre assuntos específicos, de acordo com o curso de escolha do candidato.
Conforme o cronograma, a divulgação do resultado final e das orientações para as matrículas está prevista para o dia 1º de fevereiro de 2023.
Vagas ofertadas
De acordo com o edital, a oferta total da Unesp é de 7.680 vagas em cursos de graduação de diversas áreas. Há reserva de vagas de acordo com a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes de escolas públicas.
As vagas são para os campi de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unioeste abre período de inscrição para Vestibular 2023; saiba mais.