Unemat divulga locais de prova do Vestibular 2023/2

Universidade oferta mais de 2 mil vagas para o 2º semestre

A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) libera nesta quarta-feira, dia 17 de maio, a consulta aos locais de prova do Vestibular 2023/2. De acordo com o edital, a partir de hoje, os inscritos poderão consultar onde realizarão o exame através do Portal do Candidato.

Para realizar a consulta, o estudante deve fazer login com o número de CPF e senha utilizados no momento da inscrição. No dia do exame, os candidatos deverão apresentar documento oficial de identificação com foto para acessar os locais de prova.

Ainda de acordo com o edital, os locais de prova serão nos seguintes municípios: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Colíder, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

Provas

Conforme indicado no calendário do Vestibular 2023/2, a aplicação das provas está marcada para o dia 4 de junho (domingo). O exame terá duração máxima de 5 horas. A Unemat aplicará o exame no período da manhã, das 8h às 13h (horário oficial da Capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá)

A aplicação das provas acontecerá em apenas um dia, mas está dividida em duas fases. Nesse sentido, a 1ª fase consiste na aplicação de quatro provas objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias.

Já a 2ª fase conta com uma prova discursiva de redação em Língua Portuguesa. Os pesos das provas variam de acordo com o curso. Os candidatos podem conferir os pesos atribuídos pela universidade no edital de abertura.

Obras literárias

Tradicionalmente, em seus vestibulares a Unemat exige a leitura de algumas obras literárias que podem ser cobradas nas questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. De acordo com a instituição, as obras literárias exigidas no Vestibular 2023/2 são as seguintes: 

  • “Arena conta Zumbi”, de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal.
  • “Dona”, de Luciene Carvalho.
  • “Estórias abensonhadas”, de Mia Couto.
  • “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antonio de Almeida.
  • Memórias póstumas de Brás Cubas“, de Machado de Assis.

Oferta de vagas

Esse processo seletivo visa o ingresso de novos alunos no 2º semestre letivo de 2023. Ao todo, a Unemat está ofertando 2.390 vagas para cursos de graduação de diversas áreas (licenciaturas, bacharelados e tecnólogos). O edital indica ainda que as oportunidades estão distribuídas em 11 municípios de Mato Grosso.

As vagas são para os seguintes cursos: Administração; Agronomia; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Produção Agroindustrial; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Geografia; História; Jornalismo; Letras; Matemática; Medicina; Pedagogia; Sistemas de Informação; Turismo e Zootecnia.

Do total das vagas, a Unemat reserva 60% para estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Há também vagas exclusivas para candidatos autodeclarados  negros, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência (PcD). 

Segundo estabelecido no edital, os candidatos inscritos no sistema de cotas deverão comprovar os critérios em caso de aprovação. Desse modo, os aprovados pelas vagas raciais deverão passar por procedimentos de heteroidentificação.

Gabaritos e resultados

De acordo com o cronograma, a divulgação do gabarito preliminar está prevista para o dia 5 de junho. Os interessados poderão contestar as respostas com a interposição de recursos até o dia 6 seguinte. Já a publicação do resultado preliminar está prevista para o dia 20 de julho, com recebimento de recursos até o dia 21 do mesmo mês.

O resultado final do Vestibular 2023/2 da Unemat, com a lista de convocados para as matrículas em 1ª chamada, será publicado no dia 23 de julho. Na mesma data a universidade deve divulgar orientações para as matrículas.

Confira o edital na íntegra para mais informações.

Leia também UECE publica resultado da 1ª fase do Vestibular 2023/2; confira lista de aprovados para a 2ª fase.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.