Vestibular 2024: Unemat abre inscrições nesta quinta (14)

Estão sendo oferecidas mais de 2 mil vagas

A Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) é uma instituição de ensino superior pública com sede em diversas cidades do Mato Grosso.

O calendário oficial da próxima edição do Vestibular da Unemat já foi divulgado e os candidatos devem ficar atentos: as inscrições para o processo seletivo começam nesta quinta-feira, dia 14 de setembro.

Dessa forma, para que você consiga se inscrever no processo seletivo, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Vestibular 2024 da Unemat. Confira!

Vestibular Unemat 2024: inscrições estão abertas

Conforme indicado no calendário oficial do Vestibular da Unemat, as inscrições para a próxima edição do processo seletivo da instituição começaram nesta quinta-feira, dia 14 de setembro.

Dessa maneira, todos os candidatos interessados já podem efetuar a própria inscrição por meio do preenchimento de um formulário eletrônico no site da Unemat.

As inscrições terminam às 23h59 do dia 30 de outubro.

Vestibular Unemat 2024: taxa de inscrição

Todos os estudantes interessados em participar do Vestibular 2024 da Unemat deverão realizar o pagamento de uma taxa de inscrição. Porém, o valor a ser pago irá variar conforme a modalidade de participação escolhida pelo candidato. Veja os valores a seguir:

  • Vestibular via provas: taxa de R$100,00;
  • Vestibular via análise do histórico escolar: R$40,00.

Os pagamentos poderão ser efetuados até o dia 31de outubro.

Vestibular Unemat 2024: isenção da taxa de inscrição

A Unemat irá oferecer a isenção da taxa de inscrição aos candidatos que fizerem parte de determinadas categorias determinadas pela instituição. O prazo para solicitar o benefício termina no dia 22 de setembro.

Para a próxima edição do vestibular, a Unemat indicou três categorias diferentes para a solicitação da isenção da taxa de inscrição, confira:

  • Isenção automática: para candidatos titulares ou dependentes no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
  • Isenção total: para candidatos doadores de sangue ou para profissionais técnicos da Educação Superior da Unemat;
  • Isenção parcial (tarifa social): candidatos com renda familiar inferior a 03  salários mínimos e que não estejam cadastrados no CadÚnico.

Os documentos necessários para solicitação da isenção da taxa estão indicados no edital do Vestibular da Unemat e deverão ser encaminhados junto com o pedido.

Vestibular Unemat 2024: oferta de vagas 

Para o primeiro semestre letivo de 2024, a Unemat irá oferecer 2.370 vagas em 60 cursos de graduação para ingresso via vestibular. Em anos passados, essas vagas eram destinadas ao ingresso via Sisu, Sistema de Seleção Unificado.

Modalidades de seleção Unemat
Os candidatos poderão participar do Vestibular da Unemat através de duas modalidades. Imagem: Só Notícias/Reprodução

Serão oferecidas vagas para diversos cursos. Confira as opções de cursos disponíveis conforme a modalidade de participação escolhida pelo candidato:

  • Processo Seletivo Vestibular: Administração / Agronomia / Ciências Contábeis / Direito / Enfermagem / Gestão e Inovação em Agronegócios / Medicina / Pedagogia.
  • Processo seletivo simplificado: Arquitetura e Urbanismo / Ciências Biológicas / Ciência da Computação / Ciências Econômicas / Educação Física / Engenharia Civil / Engenharia Elétrica / Engenharia Florestal / Engenharia de Produção Agroindustrial / Geografia / Gestão de Turismo / História / Jornalismo / Letras / Matemática / Produção de Alimentos / Sistemas de Informação / Zootecnia. 

Vestibular Unemat 2024: provas

Os candidatos que optarem pela modalidade “Processo Seletivo Vestibular” deverão realizar uma prova presencial no dia 03 de dezembro, das 13h às 18h.

A prova será composta por 35 questões objetivas (de múltipla escolha) sobre disciplinas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens. Além disso, os candidatos também deverão escrever uma redação.

Porém, a Unemat indica que somente os candidatos com os melhores desempenhos nas provas objetivas terão suas redações corrigidas.

As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Cuiabá, Diamantino, Juara, Nova Mutum, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra. O candidato deverá indicar uma cidade para realização da prova no momento da inscrição.

Ainda está com alguma dúvida? Acesse o edital do Vestibular da Unemat e confirma mais informações sobre o processo seletivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.