Um resumo sobre o Revanchismo Francês - Notícias Concursos

Um resumo sobre o Revanchismo Francês

O Revanchismo Francês: tudo sobre o assunto

O Revanchismo Francês é um tópico muito importante para quem deseja entender a Primeira Guerra Mundial e, de maneira geral, o início século XX.

Além disso, esse assunto é muito cobrado pelas principais provas do país, com um grande destaque para os vestibulares, principalmente na segunda fase.

O Revanchismo Francês: Definição

O termo revanchismo francês se refere ao desejo de vingança da França contra a Alemanha, que surgiu no século XIX, após o fim da Guerra Franco-Prussiana.

O revanchismo ficaria evidente durante a composição do Tratado de Versalhes, acordo de paz assinado, no ano de 1919, entre as principais potências mundiais da época e que consolidaram a crise na Alemanha, considerada como única culpada pela Primeira Guerra Mundial.

O Revanchismo Francês: Contexto histórico

Embora a rivalidade entre o povo francês e alemão exista desde épocas muito remotas, quando as primeiras etnias povoaram a região da europeia, o revanchismo francês um forte ganhou destaque entre a população e os líderes do país no final do século XIX, principalmente no ano de 1870.

Otto Von Bismarck, então chancelar da Prússia, tinha o desejo de unificar em um só Estado os povos de cultura e língua alemã, formando uma nação única e grandiosa. No entanto, para que tal desejo se tornasse realidade, era necessário, em primeiro lugar estabelecer os domínios territoriais desse Estado.

Alguns conflitos surgiram para que os alemães conseguissem alcançar seu objetivo territorial, e entre eles houve o embate contra os franceses pelo território da Alsácia-Lorena. A região possuía muitos cidadãos alemães e, além disso, era rica em carvão e ferro. Com o fim da Guerra Franco-Prussiana e a derrota francesa, a França foi obrigada a ceder a região para os alemães.

Após a guerra, os franceses, derrotados e humilhados, alimentavam o desejo de vingança, tanto pela perda territorial, quanto pelas derrotas em diversos conflitos. Com o declínio da estabilidade europeia e o aumento de tensões e questões nacionalistas, ocorreu a Primeira Guerra Mundial.

O Revanchismo Francês: O fim da Guerra

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, o território do continente europeu foi reorganizado. Além disso, a Alemanha havia sido derrotada pela Tríplice Entente e se encontrava diante de uma França vitoriosa e com desejo de vingança. Esses fatos se tornaram centrais durante o Tratado de Versalhes, em que foram estabelecidas uma série punições para a Alemanha.

Desse modo, o desejo pela vingança e de recuperar o “respeito” do país, levou a França a implementar alguns itens no Tratado que puniam a Alemanha pela guerra. Além da perda do território da Alsácia Lorena, os alemães deveriam pagar pelos danos causados a outros países e estavam proibidos de possuir um exército em seu território.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?