Guerra Franco-Prussiana: um resumo para as suas provas

A Guerra Franco-Prussiana: aquilo que você precisa saber

A Guerra Franco-Prussiana foi um importante conflito que envolveu duas das maiores potências europeias do século XIX: a França e a Prússia.

Dessa maneira, é essencial que você domine os principais tópicos que envolvem esse assunto, uma vez que eles podem aparecer, sem dúvidas, nas mais importantes provas de história do país.

A Guerra Franco Prussiana: Introdução

A Guerra Franco-Prussiana foi um conflito militar que se iniciou no ano de 1870 e terminou no ano de 1871. O embate envolveu o Reino da Prússia e o Império Francês.

A Guerra Franco Prussiana: Antecedentes Históricos

A Guerra Franco-Prussiana pode ser entendida dentro de um contexto da disputa pelo poder entre duas grandes potências militares e econômicas, a Prússia e a França. O domínio de uma grande parte da Europa era um dos principais objetivos dos dois impérios.

O conflito, na segunda metade do século XIX, teve sua origem na rivalidade entre a França e a Prússia, atual Alemanha, que se iniciaram com o fim das Guerras Napoleônicas.

A França fazia oposição ao processo de unificação da Alemanha, uma vez que Napoleão III, líder da França na época, acreditava que essa consolidação alemã poderia ser uma ameaça ao domínio francês sobre diversos territórios e sobre o comércio.

A Guerra Franco Prussiana: Características

Participaram do conflito os líderes Napoleão III, da França, e o Kaiser Guilherme I e o chanceler Otto Von Bismarck, da Alemanha.

Com um forte sentimento nacionalista, Von Bismarck queria unificar os estados prussianos do norte e do sul. Além disso, ele saberia que, na ocasião de uma guerra contra os franceses, poderia contar com o apoio militar dos estados do sul, que eram inimigos há tempos da França.

Desse modo, o Império Prussiano buscou um pretexto para iniciar os conflitos.

A Guerra Franco Prussiana: Causas

A principal causa da guerra está relacionado com um incidente diplomático.

A Espanha estava sem um soberano desde o início da segunda metade do século XIX. Dessa maneira, os países europeus se articulavam para escolher um rei para os espanhóis.

Um dos candidatos para ocupar o trono era alemão e foi prontamente descartado pelos franceses. Essa atitude gerou tensões entre os dois países e diversos membros do povo passaram a se manifestar contra o outro país.

O imperador francês exigiu uma resposta por escrito quanto às manifestações. Assim, Von Bismarch enviou um telegrama ofensivo aos franceses. Napoleão III enfrentou isso como uma afronta direta e declarou guerra aos prussianos.

A Guerra Franco Prussiana: Desfecho

Os franceses perderam cerca de 138 mil soldados na guerra, enquanto a Prússia por volta de 28 mil mortos.

A Guerra Franco-Prussiana terminou oficialmente no dia 10 de maio de 1871, após a assinatura do Tratado de Frankfurt. O Tratado definia a fronteira entre as duas nações. Além disso, ficou acordado que a França seria obrigada a pagar uma grande indenização aos prussianos.

Poucos meses após o acordo, a França foi derrotada pela Prússia na Batalha de Sedan. Na mesma batalha, Napoleão III foi capturado pelos prussianos.

A Guerra Franco Prussiana: Consequências

Após o final da guerra, a Prússia consolidou e acelerou o seu processo de unificação, liderado por Von Bismarch, que resultaria na Unificação Alemã, no ano de 1871.

A França, por sua vez, entrou em um período de decadência. A monarquia na acabou cedendo lugar a Terceira República e o imperador francês Napoleão III foi deposto.

Além disso, a Alemanha anexou o território da Alsácia-Lorena, motivo de disputas antigas entre franceses e prussianos.

Com a derrota, um forte sentimento de revanchismo e humilhação foi criada entre os franceses, que seria a causa de conflitos que aconteceriam anos depois, sendo o principal deles a Primeira Guerra Mundial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.