Um breve resumo sobre as funções da linguagem

A linguagem é um recurso de comunicação na qual um emissor transmite a um receptor suas ideias, sentimentos ou argumentos. Desse modo, as funções da linguagem, são categorias do estudo da comunicação que buscam compreender como essas manifestações se organizam no momento da fala e da escrita.

Os elementos que constituem os comunicativos são o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de comunicação, o código e o referente. As funções da linguagem, por sua vez, se subdividem em emotivas, metalinguísticas, conativas, poéticas, fáticas e referenciais.

A função referencial diz respeito ao assunto ou mensagem a ser transmitida. Essa função é muito utilizada em textos científicos e jornalísticos, por exemplo, devido a seu caráter direto e objetivo, sem margem para ambiguidades.

A função emotiva tem como foco o emissor da mensagem e leva em conta a subjetividade, o sentimento e as opiniões de quem fala. Ela aparece, por exemplo, em textos líricos, escritos em primeira pessoa ou relatos de memória.

A função conativa está direcionada ao receptor da mensagem. Tal artifício está muito presente em campanhas publicitárias e se caracteriza pela presença de imperativos e verbos em 2ª pessoa. Além disso, os textos que contêm essa função costuma ter um tom persuasivo, com um forte apelo ao convencimento.

Dentre as funções da linguagem, a metalinguística é a que enfatiza o código da mensagem. Um exemplo disso são os dicionários e gramáticas. A função fática diz respeito ao canal de comunicação. E a função poética tem como foco a própria mensagem. Por isso, textos que usam essa função tem uma grande preocupação com a estética, seja sonora ou visual.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.